Postado em 19 de Julho de 2018 às 18h45

Após denúncia, Casan soluciona problema de esgoto no bairro Vila Rica

Cleiton Fossá Chapecó – O morador Elodir Chagas, do bairro Vila Rica, entrou em contato com o vereador Cleiton Fossá, por meio do Gabinete Virtual, para denunciar um caso que envolve a saúde pública e...

Chapecó – O morador Elodir Chagas, do bairro Vila Rica, entrou em contato com o vereador Cleiton Fossá, por meio do Gabinete Virtual, para denunciar um caso que envolve a saúde pública e preservação do meio ambiente. De acordo com Elodir, o tanque de armazenamento de esgoto não supria a necessidade da comunidade. Por consequência, transbordava e caia diretamente no riacho que desemboca no Lajeado São José.

Os resíduos além de contaminar o meio ambiente, também atraiam ratos e mosquitos. Logo, a situação causava riscos à saúde da população do bairro. Na sexta-feira, dia 13, o vereador Cleiton Fossá se reuniu com os diretores da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), para discutir as demandas do mandato, buscar soluções para os problemas dos dejetos descartados de forma incorreta e prejudicial, bem como o tratamento de esgotos a céu aberto. Por conta disto, Fossá ressaltou a necessidade dos moradores do bairro Vila Rica e também do Quedas do Palmital.

Na manhã desta quinta-feira, dia 19, a Casan solucionou os problemas de esgoto no bairro Vila Rica. “O esgoto estava extravasando, não estava entrando na fossa devido o entupimento da tubulação de entrada dele, então a gente fez esse desentupimento, fizemos uma limpeza das pedras que existem do leito filtrante da fossa, desobstruímos todas as entradas e saídas que por ventura poderiam atrapalhar o processo de tratamento. Retiramos o excesso de lodo da fossa e do sumidouro e a princípio agora está tudo certo”, ressalta o engenheiro sanitarista e responsável da Casan de Chapecó, Daniel Scharf.

Os moradores entraram em contato novamente com o mandato. “Creio que o pessoal do Vila Rica vai ficar contente agora porque tomaram uma atitude e vieram nos ajudar. Há mais de dez anos nós tentamos encontrar uma solução, quero agradecer ao Cleiton, à Casan e a Prefeitura”, ressaltou o morador Elodir. Para garantir a resolução da demanda dos moradores, Scharf ainda afirma: “a gente vai manter uma manutenção periódica do tratamento, a verificação vai ser semanal, pra que não ocorra novamente este entupimento no canal de entrada a fim de evitar outros problemas na estação”.

O mandato percebe que ainda o município precisa avançar em todas as situações que envolvem saúde pública e iniciativas de conscientização para preservar o meio ambiente, bem como os rios e nascentes, que são contaminados por dejetos despejados de forma incorreta. Neste sentido o mandato recebe inúmeras denúncias. “Vamos continuar fiscalizando. É essencial desenvolver medidas para assegurar a saúde e a preservação do meio ambiente”, conclui Fossá.

 

Alessandra Favretto, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Foto: Casan

Você Vereador: Solução para problema de esgoto

Veja também

Tribunal de Contas de Santa Catarina suspende edital de concessão do Aeroporto de Chapecó26/11/19         Na última sexta-feira (22), protocolei a impugnação ao Edital 228/2019 que tem por objeto a concessão para expansão, exploração e manutenção do Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, por entender que existem irregularidades de determinados itens, que podem levar ao direcionamento do processo licitatório.  ......
Orçamento não contempla recursos para pavimentação asfáltica14/11/18 Chapecó – O orçamento de Chapecó para 2019 é de R$ 1.032 bilhão, conforme a Lei Orçamentária Anual (LOA) que está em tramitação na Câmara de Vereadores para análise e......

Voltar para NOTÍCIAS