Com a pandemia da Covid-19, as aulas da rede básica e superior de ensino foram suspensas e o retorno presencial segue sendo postergado até a aplicação de uma vacina que imunize as pessoas. A rotina de estudantes e professores foi impactada. Atualmente, eles passam muito tempo na tela dos computadores e celulares.
Conversamos com uma professora e uma estudante para entender melhor essa realidade e desafios da educação em tempos de pandemia. Um dos exemplos é a professora Eliane Taffarel, moradora de Chapecó e licenciada em História.
Eliane é professora das Escolas Jardim do Lago e Fedelino Machado dos Santos com turmas do sexto e oitavo ano, com alunos de idades entre 11 a 14 anos. Antes da pandemia, a professora relata que acordava cedo para embarcar no transporte coletivo e ir até as escolas, mas que atualmente está em casa, mantendo a rotina de preparação de aulas.
"Trabalhamos com a produção de atividades não presenciais. Mas elas também demandam a elaboração de um plano de aula, de levar tudo controlado para ser comprovado depois e para proporcionar conhecimento para os alunos. As atividades precisam ser acessíveis para ser retirada na escola e desenvolvida em casa", destaca Eliane.
A ausência do contato físico também é uma angústia da professora. "Sinto falta de poder conversar, de tornar claro o que estou dizendo. Na sala de aula é muito mais fácil. Imagino que para os alunos também esteja difícil a adaptação a essa realidade.
Os pais podem ter a maior boa vontade, mas entendo que alguns não tem tempo mesmo, tem vários filhos para orientar e não tem como a família suprir totalmente o papel da escola", pontua Eliane.
A professora destaca que o maior desejo é que a pandemia acabe e possa retornar as aulas presenciais. "Quero rever meus alunos e saber que eles e seus familiares estão bem. Acho fundamental manter eles ativos e refletindo sobre tudo que está acontecendo. Isso também faz parte da construção do aluno", reforçou.
Graduanda em Jornalismo relata desafios do ensino online
Estudante do sexto período de Jornalismo da Unochapecó, Stefania Martinelli trabalha em uma agência e em um portal de notícias e está matriculada em todas as disciplinas com aulas todas as noites da semana.
"Meu desempenho não chegou a cair nas aulas online com relação as minhas notas. Porém, percebi que não conseguia me concentrar tanto nas aulas, tendo que repor o conteúdo por conta própria. O que acaba por dobrar o tempo em que eu tenho que me dedicar aos estudos para aprender o conteúdo", expõe.
Na opinião de Stefania, o distanciamento fez com que participasse menos das aulas e acredita que esse momento vai impactar muito na formação dos alunos e na absorção com qualidade dos conteúdos apresentados.
A aluna aponta ainda que é muito tentador executar outras tarefas enquanto a aula acontece. "Acredito que o sistema de ensino remoto foi algo que afetou muito a educação de um modo geral. Avalio que as aulas não são mais tão atrativas e sinto que o aproveitamento por conta da dispersão é algo que tem me prejudicado muito", finaliza. Sabemos que a pandemia é um desafio para todos nós. Estamos acompanhando de perto essa realidade para continuar defendendo os seus Direitos! Participe, apresente sua demanda ao vereador e fique por dentro da atuação do mandato por meio das nossas redes sociais: Facebook - Instagram e nosso WhatssApp.
Compartilhe!
Veja também
Inspire-se com Emília dos Santos Muller: 88 anos de história e bom humor26/Ago/201826/08/18há 7 anos Domingo, 26 de Agosto de 201826/08/2018Chapecó – O trajeto é longo para chegar a casa da dona Emília Dos Santos Mueller. Do centro de Chapecó até a chácara da família é necessário percorrer aproximadamente 25 quilômetros, cerca de 40 minutos de carro. E neste trajeto, muita estrada de chão e uma paisagem espetacular. Os raios de sol iluminavam a escuridão da rua......
Projeto de Fossá garante transparência na saúde30/Jun/201730/06/17há 8 anos Sexta-feira, 30 de Junho de 201730/06/2017Chapecó - O vereador Cleiton Fossá apresentou Projeto de Lei 072/17, que trata da divulgação das listagens de pacientes que aguardam por consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias na rede pública......
Área irregular: Fossá busca solução para o Bom Pastor24/Jul/201524/07/15há 10 anos Sexta-feira, 24 de Julho de 201524/07/2015Chapecó - Mesmo sob forte chuva, mais de 100 pessoas compareceram na noite de quinta-feira (23) à reunião de trabalho realizada pela Câmara Vereadores de Chapecó no bairro Bom Pastor. Proposto pelo vereador Cleiton Fossá, o encontro teve o objetivo de......