Postado em 06 de Abril de 2018 às 11h25

Dia do Advogado é aprovado em Chapecó

Cleiton Fossá | Vereador Chapecó – A Câmara de Vereadores de Chapecó aprovou, durante as sessões ordinárias realizadas nesta semana, o Projeto de Lei 043/18, de autoria do vereador Cleiton Fossá,...

Chapecó – A Câmara de Vereadores de Chapecó aprovou, durante as sessões ordinárias realizadas nesta semana, o Projeto de Lei 043/18, de autoria do vereador Cleiton Fossá, que institui, no calendário municipal de Chapecó, o Dia do Advogado. A data será celebrada sempre no dia 11 do mês de agosto, data na qual é comemorado o Dia do Advogado.

Conforme Fossá, a instituição em calendário municipal da data tem como objetivo fundamental a conscientização do papel indispensável realizado pelo advogado e de sua importância à sociedade. Com isso, o poder público municipal poderá promover, em conjunto com a 5ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), atividades alusivas ao dia.

Como estabelece a Constituição, artigo 133: “o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”. Cleiton Fossá é graduado em Direito pela Unochapecó, tem especialização em Direito Público e é sócio em um escritório de advogacia, além de atuar como professor universitário.

História

O Dia do Advogado é comemorado no dia 11 de agosto devido à criação dos dois primeiros cursos de Direito no País, um em Olinda e outro em São Paulo, por Dom Pedro I, em 11 de agosto de 1827. A OAB, entidade que representa os advogados, surgiu no ano de 1930, logo após a “Revolução de 1930”, momento em que iniciou sua luta contra a impunidade.

Conforme dados da OAB, a entidade tem 1.048.189 advogados no Brasil com registro ativo. Somado a esses mais de um milhão de advogados, temos ainda 33.083 estagiários, com carteira da OAB, e 42.387 registros suplementares, que é quando o advogado se inscreve em outra seccional, além do estado onde atua. Em Chapecó, há cerca de 1,2 mil advogados.

 

Bruno Pace Dori, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Veja também

Déficit em 2015 da prefeitura de Chapecó superou R$ 32 milhões21/06/17 Chapecó - Os vereadores de Chapecó deliberaram durante a sessão desta quarta-feira, dia 21, sobre a prestação de contas da prefeitura de Chapecó do exercício fiscal de 2015. Embora o Ministério Público de Contas tenha recomendado a rejeição das contas, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) recomendou a aprovação com restrições. Com base nos números apresentados, o vereador Cleiton Fossá optou por votar pela rejeição......
Vereador Fossá pede abertura de CPI da Saúde10/03/17 Chapecó – O vereador Cleiton Fossá apresentou na tarde desta quinta-feira, dia 12, requerimento solicitando a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pela Câmara de Vereadores de......

Voltar para NOTÍCIAS