Postado em 17 de Abril de 2018 às 18h12

Estado, Administração e Desenvolvimento: Políticas públicas a serviço da sociedade

Cleiton Fossá | Vereador Chapecó – A ideia do progresso não é recente em nossa sociedade. Logo, a sociedade manifesta o desejo de condições de vida melhores. Com a ocorrência da...

Chapecó – A ideia do progresso não é recente em nossa sociedade. Logo, a sociedade manifesta o desejo de condições de vida melhores. Com a ocorrência da Revolução Industrial na Europa, os centros urbanos tiveram crescimento significativo, acarretando para a classe trabalhadora uma série de situações que ressaltam problemas históricos, como a exploração e os baixos salários. Nas primeiras décadas do século XX, o retrocesso econômico e os problemas sociais combinados com a grande depressão de 1929 deu fim a crença que a economia de mercado poderia gerar as condições de equilíbrio social.

A partir dos anos de 1930 o Estado assume um novo papel, a promoção do desenvolvimento, tanto econômico como social. O Estado de Bem-Estar Social pode ser considerado uma resposta às consequências causadas pela economia de mercado. Nesta perspectiva, o Estado atua e corrige as falhas de mercado. Logo, promove desenvolvimento por meio de ações e serviços públicos.

A expansão das funções do Estado exige o aperfeiçoamento da administração pública. Da administração patrimonialista para a nova gestão de serviços públicos muitas reformas e contrarreformas foram se constituindo ao longo dos anos. À administração pública cabe, além de cumprir a legislação, atender com eficiência os interesses públicos de toda coletividade. Os problemas de nossa sociedade florescem e cada vez mais demandam respostas do poder público.

A solução de problemas sociais, bem como a proposição de iniciativas que visem à promoção da atividade econômica pode ser equacionada por meio de políticas públicas. Nas mais variadas formas, as políticas públicas significam a resposta do Estado em relação às pressões da sociedade em geral que buscam o enfrentamento de problemáticas que permeiam o ambiente em que esta sociedade está inserida.

As políticas públicas em síntese visam à melhoria de uma condição estabelecida. Como exemplos de políticas públicas podemos ressaltar as linhas de crédito do BNDES e o Programa Nacional de Alimentação Escolar, que implicam na nossa vida direta e indiretamente. O desenvolvimento na sua concepção moderna está diretamente relacionado à ideia de melhoria das condições de vida e permeia pelo menos quatro dimensões: I) econômica; II) social; III) institucional; IV) ambiental.

Desta maneira, é correto afirmar a expressiva importância do Estado, da administração pública e das políticas públicas no processo de desenvolvimento. O Estado enquanto instituição deve ocupar a função da promoção social sem se esquecer de seu papel na economia, inovação e geração de novas oportunidades, por sua deve estar a serviço de toda a sociedade, oportunizando liberdade e igualdade a todos!

Esta realidade não é diferente no âmbito municipal. A prefeitura de Chapecó, por exemplo, possui diversas responsabilidades com o cidadão. Entre estas responsabilidades pode-se citar a oferta de serviços de saúde, educação infantil, mobilidade urbana e habitação.

 

Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá e Juliano Luiz Fossá, doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Veja também

Cleiton Fossá inova com o 'Vereador em Ação'26/05/15 Chapecó - A inovação é um dos princípios defendidos pelo mandato do vereador Cleiton Fossá, juntamente a com ética e a transparência. Pensando nisso, o parlamentar e sua equipe criaram o 'Vereador em Ação', uma espécie de programa que será veiculado em seu canal na página YouTube. O 'Vereador em Ação'terá Fossá exibindo problemas nas comunidades ou órgãos públicos de Chapecó, pedindo solução, porém,......
Fossá pede saída de Pelicioli da Câmara10/04/14 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá subiu quarta-feira (9) à tribuna da Câmara de Vereadores de Chapecó para pedir a saída do vereador Dalmir Pelicioli, recentemente condenado, em primeira instância, pelo crime de improbidade administrativa, quando esse foi......

Voltar para NOTÍCIAS