Postado em 03 de Maio às 13h47

Levain: fermento natural para pães

Cleiton Fossá | Vereador Nossos ancestrais descobriram há cerca de 6 mil anos, que é preciso basicamente de farinha, água e sal, para fazer um belo pão. A receita segue intacta até hoje. Relatos...

Nossos ancestrais descobriram há cerca de 6 mil anos, que é preciso basicamente de farinha, água e sal, para fazer um belo pão. A receita segue intacta até hoje.

Relatos históricos, contam que os primeiros pães foram produzidos a base de farinha de trigo dura e seca. Já o processo de fermentação, veio bem depois.

O alimento, herança de milhares de anos atrás, é cultuado como “o pão nosso de cada dia” por muitas religiões. Além disso, é uma fonte de carboidratos, importante para fornecer energia para nosso organismo.

Italiano, francês, alemão, árabe ou português, o pão rodou o mundo e se enraizou na maioria das culturas. Os países desenvolveram, aprimoraram e modificaram suas receitas considerando seus aspectos individuais:

Ingredientes, hábitos, cultura e clima.

No Brasil, existe também uma variedade de pães, inclusive os feito em casa. Os pães caseiros podem são produzidos com fermentos químicos ou fermento natural.

O famoso levain (fermento em francês), conhecido também como: massa madre, massa lêveda, lievito naturale ou sourdough starter, é um fermento natural, feito em casa, a partir da mistura de água e farinha.

É só misturar farinha de trigo com água e, na maior parte do tempo, deixar a natureza agir, para que assim, os microrganismos necessários reproduzam.


Como fazer


Ingredientes e materiais


- Farinha de trigo comum
- Água mineral ou filtrada e fervida
- Pote de vidro com tampa
- Vasilha com tampa

Preparo

O primeiro passo é misturar farinha com água e fazer uma bolinha, não muito grande, que caiba na sua mão.

Adicione essa bolinha em um pote de vidro com água limpa. Depois, tampe bem o pote, e guarde-o fora da geladeira. Deixe descansando até o dia seguinte.

Nos próximos cinco dias, faça esse procedimento: coloque farinha em um prato e passe na farinha a bolinha que estava no pote de água. Troque a água do pote e deixe a bolinha novamente no pote até o próximo dia.

No sexto dia, coloque em uma vasilha a bolinha com 80 ml de água (metade água limpa, metade água do vidro), 100g de farinha de trigo sem fermento e misture. Tampe a vasilha e deixe descansar até o outro dia.

Passados 24 horas, reforme novamente o fermento, misture 80 ml de água limpa e 100g de farinha. Mexa com uma colher, tampe e espere até o dia seguinte.

O levain estará pronto para ser usado.

Com o fermento pronto você pode fazer a receita de pão de sua preferência. E o fermento que não for usado na receita, deve ser guardado na geladeira em um pote bem fechado e vai utilizando conforme necessário.

 

 

 

 

Aqui no site você sempre estará bem informado. E se você quiser entrar em contato conosco, pode chamar através do WhatsApp, ou pelas redes sociais Facebook e Instagram.







Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá

  • Cleiton Fossá | Vereador -

Veja também

Projeto visa acabar com nepotismo cruzado em Chapecó06/03/17 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá apresentou o projeto de lei 23/17, que proíbe que parentes de agentes políticos do poder executivo municipal sejam nomeados em cargo de comissão no poder legislativo de Chapecó, e proíbe que parentes de vereadores sejam nomeados em cargo de comissão na prefeitura de Chapecó. Conforme Fossá, a proposta visa acabar com o chamado nepotismo cruzado, dificultando, assim, a troca de......
Fossá se licencia por dois meses02/03/15 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá se licencia nesta segunda-feira (2) por dois meses do cargo. A licença não é remunerada e faz parte do acordo feito durante o processo eleitoral de 2012. O suplente de vereador Honorino Bosco assume em seu lugar. Esta é a......
Vereadores de Chapecó rejeitam pedidos de informações17/10/17 Chapecó - A base governista rejeitou requerimentos do vereador Cleiton Fossá que solicitavam informações sobre diversas áreas. Na discussão em tribuna, Fossá ressaltou que os dados pedidos não constam no Portal da Transparência da prefeitura, por isso, a......

Voltar para NOTÍCIAS