Postado em 04 de Setembro de 2018 às 16h47

Os compromissos de Cleiton Fossá com você

Cleiton Fossá Chapecó – Candidato a deputado estadual em Santa Catarina, Cleiton Fossá quer desenvolver ações em áreas essenciais nas quais o Estado precisa avançar. Para ele, mesmo enquanto...

Chapecó – Candidato a deputado estadual em Santa Catarina, Cleiton Fossá quer desenvolver ações em áreas essenciais nas quais o Estado precisa avançar. Para ele, mesmo enquanto legislador é possível propor medidas em setores básicos para a população, uma vez que o deputado pode auxiliar o governador. Educação, saúde, segurança pública, inovação tecnológica, infraestrutura e desenvolvimento econômico são pontos nevrálgicos a se avançar. Além disso, ações específicas no grande Oeste são fundamentais para o progresso social e econômico de toda a região.

Cleiton Fossá lembra a famosa frase do saudoso ex-governador Luiz Henrique da Silveira: “O Oeste não pode ser o fundo de quintal do Estado”. Para isso, ele defende o fortalecimento dos consórcios municipais como principal forma de obtenção de mais recursos para as mais diversas áreas. “Apesar de ser um expoente econômico para Santa Catarina, o Oeste nunca teve um reconhecimento à altura de sua importância por parte do governo estadual”. Para o candidato são necessárias ações concretas e investimentos na região, a fim de potenciar a produção e o desenvolvimento social.

Saúde

Como proposta na saúde, Cleiton Fossá pede a aplicação efetiva e transparente dos recursos públicos e apresenta como sugestão a regionalização do Hospital da Criança de Chapecó, como forma de garantir melhorias no atendimento e na estrutura do local. Outra medida é a interiorização dos centros de especialidades médicas, evitando os deslocamentos de pacientes até Florianópolis, bem como, o reconhecimento salarial dos profissionais da área. “O serviço na saúde precisa estar próximo do cidadão. Se eleito, buscarei efetivar isso, será prioridade”, comenta.

Educação

Já na educação, Cleiton Fossá entende que a valorização dos professores é a ação necessária mais urgente, assim como o melhoramento e compartilhamento da infraestrutura das escolas. Além disso, ele quer a implementação de estratégias para minimizar a evasão do ensino médio, a adequação da quantidade vagas no ensino fundamental, e a ampliação de políticas de acesso ao ensino superior. “Precisamos avançar na questão de horários alternativos nos CEIMs, garantindo que crianças possam realizar atividades educativas em um espaço seguro, enquanto os pais trabalham”.

Segurança pública

A valorização salarial dos profissionais da segurança pública – policiais militares e civis, agentes prisionais, bombeiros militares e servidores do Instituto Geral de Perícias (IGP) e Detran – é indispensável para Cleiton Fossá, assim como, o aumento do número de efetivo. De acordo com ele, a criminalidade cresceu no Estado devido à falta de investimentos e pela redução gradual no número de profissionais. Uma proposta que defende é que o efetivo policial seja proporcional ao tamanho do município, de modo que as cidades não sofram com o baixo contingente.

Infraestrutura

Para Cleiton Fossá, a infraestrutura está intimamente ligada ao desenvolvimento econômico. Ele defende a construção de dois Contornos, um ligando a BR-282 à SC-480 e outro a BR-282 à SC-283, e a viabilização da ferrovia de integração, como prioridades para a escoação da produção agrícola, junto à ampliação e estruturação do aeroporto Serafim Enoss Bertaso, inclusive para abrigar um Porto Seco. “A busca por recursos e a efetivação destas obras são essenciais para o fortalecimento de nossa economia. Não podemos mais aceitar o descaso com a nossa região”.

Agricultura

Uma das principais atividades econômicas do Estado e, principalmente, do Oeste, é a agricultura. Apesar de sua importância, agricultura familiar precisa de muitos avanços. Para Cleiton Fossá, é preciso reestruturar e ampliar as feiras de produtos coloniais; melhorias das estradas de acesso às propriedades e estruturais (unidades de saúde e escolas) nas comunidades; a ampliação das compras diretas para a merenda escolar; e o fortalecimento dos conselhos de desenvolvimento rural. “O setor é o carro-chefe do desenvolvimento econômico e social do Oeste”, salienta.

Inovação tecnológica

A inovação tecnológica também é associada ao desenvolvimento econômico. Cleiton Fossá afirma que em 2017 as empresas de tecnologia e inovação movimentaram R$ 15 bilhões em Santa Catarina, o que já representa 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense. No Oeste, são 110 empresas integradas que, juntas, geram mais de três mil empregos diretos e movimentam cerca de R$ 300 milhões por ano. “Tecnologia e inovação é uma matriz econômica emergente e o seu crescimento é primordial na geração de emprego e renda, e na produção científica”, diz.

 

Bruno Pace Dori, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Vamos juntos mudar a política em SC

Veja também

Os compromissos de Cleiton Fossá com a educação25/09/18 Chapecó – Educação pública de qualidade é dever do governo. Enquanto deputado estadual vou cobrar isso. E a primeira medida é garantir a valorização salarial dos professores e todos os servidores da área, além da realização de concurso público para novas contratações. E mais, é preciso avançar......
Fossá reassume vaga na Câmara06/11/14 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá reassumiu nesta quinta-feira (6) uma cadeira na Câmara de Chapecó, após dois meses de licença não remunerada, quando Marcio Corrêa assumiu sua vaga. Fossá aproveitou o período licenciado para realizar visitas em bairros,......

Voltar para NOTÍCIAS