Votação do projeto de transparência no SUS será em dezembro
Chapecó – O Projeto de Lei 072/17, de autoria do vereador Cleiton Fossá, que garante a divulgação das listagens de pacientes que aguardam por consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias na rede pública municipal de Chapecó será votado pela Câmara somente em dezembro. A previsão era de votação em novembro, mas houve pedido de vistas. O Projeto já teve parecer favorável da Procuradoria do Poder Legislativo e da Comissão de Legislação e Justiça e aguarda por aprovação dos vereadores.
O vereador apresentou a iniciativa ainda no primeiro ano de mandato, em 2013, após visitar as Unidades de Saúde e constatar a demora e falta de informações. Depois, reapresentou o Projeto em 2014, 2015 e 2016, sempre sendo rejeitado pela base governista. Fossá explica que para preservar o direito à privacidade do paciente, a identificação será realizada por meio do cartão nacional de saúde ou pelo CPF. “Chapecó já podia contar com este serviço deste 2013. Agora é o momento certo para isso”, ressalta ele.
A diferença agora, explica Fossá, é que uma lei semelhante foi sancionada pelo governador Raimundo Colombo em âmbito estadual, após Projeto de Lei do deputado estadual Antônio Aguiar ter sido aprovado pela Assembleia Legislativa (Alesc). A lei estadual não inclui, necessariamente, as questões de saúde relacionadas aos municípios, por isso, a necessidade de uma lei municipal para regulamentação. “Desde que assumiu como vereador, nossa luta é por maior transparência na área da saúde em Chapecó”, diz.
Bruno Pace Dori, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá
Compartilhe!
Veja também
Fossá alerta sobre problemas em licitação da iluminação pública16/Mai/201616/05/16há 9 anos Segunda-feira, 16 de Maio de 201616/05/2016Chapecó - O vereador Cleiton Fossá analisou o processo licitatório para troca das lâmpadas de iluminação pública em Chapecó, um contrato de quase R$ 10 milhões. Ele constatou cláusulas que restringem a livre concorrência, ou seja, pode haver direcionamento no processo. O certame ocorre nesta segunda-feira, dia 16. Se não houver cancelamento da licitação, Fossá afirma que a vencedora será a empresa Sadenco, de......
Vereador pede que Estado cumpra repasse constitucional para educação13/Out/201513/10/15há 10 anos Terça-feira, 13 de Outubro de 201513/10/2015Chapecó - Através da moção de apelo 134/15, a Câmara de Vereadores de Chapecó aprovou pedido para que o governo do Estado cumpra o artigo 170 da Constituição de Santa Catarina, que trata sobre o valor de assistência financeira aos alunos matriculados nas......