Postado em 27 de Junho de 2019 às 17h27

Aprovada Moção de Cleiton Fossá que pede atualização do Plano Diretor de Chapecó

        A Moção de nº 127/2019 solicita a Prefeitura Municipal de Chapecó que envie ao legislativo chapecoense, proposta de alteração do zoneamento do Plano diretor Municipal (Lei 541/2014), solicitando ainda a realização de todos os procedimentos fundamentais à legalidade da medida, tais como audiências públicas, estudos técnicos elaborados por profissionais especializados, entre outras medidas necessárias.

        Muitas regiões na cidade estão hoje classificadas como Unidades de Moradia, o que impede o estabelecimento de determinadas empresas a depender de sua atividade, deixando assim de gerar empregos, renda e arrecadação para Chapecó.


Sobre o Plano Diretor

        O Plano Diretor é um instrumento jurídico instituído pela Constituição Federal de 1988, e também trazido pelo Estatuto das Cidades (Lei Nacional n. 10.257/2001) existente nos municípios brasileiros.

        Ele é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, sendo parte integrante do processo de planejamento do Município, devendo o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual incorporar as diretrizes e prioridades nele contidas.

        O Plano Diretor de Chapecó - PDC, que está disposto na Lei Complementar nº 541 de 26 de novembro de 2014, em seu artigo 5º - o PDC - define que a função social da cidade corresponde ao direito à cidade para todos e regula o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo acima dos interesses individuais, tendo como componentes:

  •  a justiça social e redução das desigualdades sociais;
  •  inclusão social com equidade, compreendida como garantia de acesso a bens, serviços e políticas públicas a todos os munícipes;
  • o direito à terra e à moradia digna, respeitadas as diversidades étnicas e culturais;
  • ao saneamento ambiental;
  •  a infraestrutura e serviços públicos para todo o território do município;
  • direito à mobilidade, ao transporte coletivo e individual e à acessibilidade universal;
  • direito ao trabalho, à cultura, ao esporte e ao lazer;
  • o direito à informação e à participação da sociedade nas decisões da política urbana.


Atualização do Plano Diretor

        Sendo assim, a Moção 127/19 tem por objetivo provocar o Poder Executivo para realização dos procedimentos necessários para alteração do Plano Diretor, pois recebo muitas demandas em meu Gabinete Virtual e no gabinete na Câmara de Vereadores, relacionadas ao tema.

        A alteração ou revisão do Plano Diretor Municipal é um processo complexo, sendo fundamental respeitar e conciliar o crescimento econômico com a garantia e respeito às Leis Ambientais e urbanísticas, além da necessária participação democrática da sociedade no processo, por isso a importância em ser provocar o Poder Executivo para que inicie o quanto antes.


Cleiton Fossá
Advogado, Professor Universitário e Vereador de Chapecó.

Veja também

Justiça obriga prefeitura de Chapecó a fornecer informações16/05/17 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá obteve sucesso em mais um mandado de segurança impetrado na 1ª Vara da Comarca de Chapecó. Desta vez, Fossá apresentou, diretamente na prefeitura de Chapecó, oito requerimentos com pedidos de informações sobre atos públicos do poder executivo municipal, conforme previsto na Lei de Acesso à Informação (Lei Federal 12.257/2011). Porém, os documentos não foram respondidos pela......
Fossá pede saída de Pelicioli da Câmara10/04/14 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá subiu quarta-feira (9) à tribuna da Câmara de Vereadores de Chapecó para pedir a saída do vereador Dalmir Pelicioli, recentemente condenado, em primeira instância, pelo crime de improbidade administrativa, quando esse foi......

Voltar para NOTÍCIAS