Postado em 23 de Fevereiro às 12h00

Atualização: Perícias Judiciais Em Processos Contra o INSS - ACESSO À JUSTIÇA

Desde setembro do ano passado os processos contra o INSS em que é necessária a perícia judicial, e a parte (segurado) não tem condições de pagar, estão parados.

Eu já abordei esse tema no meu Instagram e Facebook mas vou relembrar: a Lei 13.876/2019 determina que o Poder Executivo deve custear essa perícia nos processos de benefício por incapacidade durante um período determinado de tempo, dois anos.

O prazo terminou em 23/09/2021 e agora não tem lei nova, então não tem lei que diga quem paga.

Na situação que estamos hoje, ou o cidadão autor da ação paga a perícia ou espera até a situação se resolver, o que não tem prazo certo.

Existem muitos pontos problemáticos nessa situação, vamos lá:

 

  1. Prejudica o acesso à justiça garantido em nossa Constituição Federal;
  2. Nega a assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos que é dever do estado;
  3. Prejudica o bom andamento dos processos, sua razoável duração.

 

A NOVIDADE é que recentemente, no início desse mês de fevereiro, foi aprovado no Senado outro Projeto de Lei, o PL 4491/2021 que também trata da matéria, dispondo sobre o pagamento de honorários periciais em ações em que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) figure como parte até 31 de dezembro de 2024.


O Projeto 4491/21 ainda precisa passar por votação na Câmara dos Deputados, se também for aprovado, após sua publicação, "haverá a prorrogação da lei que criou a regra transitória de custeio, prevendo o pagamento por parte do Poder Executivo das perícias médicas nas ações em que o INSS figure como parte do processo." (OAB/SC )


Ou seja, se aprovado o PL 4491/21, as perícias voltarão a ser custeadas pelo Poder Executivo até 2024.

A proposição é extremamente importante, e permitirá que inúmeras pessoas possam dar seguimento aos seus processos e garantam seus direitos com amplo acesso à justiça!

Seguirei acompanhando e trazendo as informações para vocês!?

Minha missão sempre será defender o direito das pessoas além de garantir transparência e acessibilidade de informações!

Cleiton Fossá
Advogado e Professor universitário.

Veja também

Vereador Fossá denuncia empresa Nutriplus03/02/16 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá recebeu informações de que a empresa concessionária Nutriplus, que fornece merenda escolar ao município, não vem cumprindo com diversas obrigações com seus funcionários, como o pagamento do salário do mês de dezembro e das férias. Diante disso, Fossá formalizou denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério do Trabalho para que, caso confirmado os atrasos, a......
Delegacia da Efapi será reaberta, informa Fossá03/05/17 Chapecó – O vereador Cleiton Fossá obteve informação que nesta quarta-feira, dia 3, que a 3ª Delegacia de Polícia, localizada no bairro Efapi, será reaberta. O local foi fechado por falta de......

Voltar para NOTÍCIAS