Postado em 27 de Agosto às 16h16

Brasil não possui casos de reinfecção por Covid-19


       O Diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis, Eduardo Macário, esclareceu que, até o momento, o Brasil não possui casos confirmados de reinfecção pela Covid-19. O anúncio foi realizado durante coletiva de imprensa realizada pelo Ministério da Saúde na noite de quarta-feira (26). 

        Segundo Eduardo Macário, o Ministério da Saúde tem prestado apoio para as equipes de vigilância das secretarias estaduais e municipais de saúde envolvidas na investigação de supostos casos.

       "Uma segunda infecção é um evento raríssimo e, no Brasil, a maioria dos casos investigados apontam para a ocorrência de resultados falsos positivos, amostras contaminadas e para a detecção de partículas virais inertes sem capacidade de transmissão", destacou.

       O Ministério da Saúde diz que todos os casos suspeitos de reinfecção pela doença foram investigados e descartados pelas equipes de vigilância epidemiológica dos estados e municípios.

       O Diretor pontuou que somente um caso de reinfecção foi confirmado em Hong Kong. "No Brasil a maioria dos casos que estão sendo investigados apontam para resultados falso positivos, amostras alteradas.

       De qualquer forma o Ministério tem acompanhado esses supostos casos junto com os laboratórios parceiros, Fiocruz, Instituto Adolfo Lutz e Instituto Carlos Chagas", afirmou Macário. 

        A pasta informou ainda que o diagnóstico precoce é fundamental para identificar a doença e que as medidas de isolamento auxiliam na redução de novas infecções. 

       Até 26 de agosto, o Ministério da Saúde distribuiu 14,2 milhões de testes para diagnósticos da Covid-19, sendo 6,2 milhões de RT-PCR (biologia molecular) e 8 milhões de testes rápidos (sorologia). 

Participe, apresente sua demanda ao vereador e fique por dentro da atuação do mandato por meio das nossas redes sociais: Facebook - Instagram e nosso WhatssApp.



Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá


Veja também

Cleiton Fossá pede mais segurança no Terminal Urbano10/11/17 Chapecó - A aprovação do projeto de lei que proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas por estabelecimentos comerciais localizados junto ao Terminal Urbano de Chapecó não resolverá o principal problema do local, que é a segurança. Esta é a opinião do vereador Cleiton Fossá que, pensando nisso, lançou um movimento pela reestruturação completa do espaço. 'Só proibir a venda de bebidas não resolverá o problema......
Cleiton Fossá avalia três anos de mandato16/12/15 Chapecó - Encerrando o ano de 2015, Cleiton Fossá completa três anos como vereador de Chapecó. Neste período, Fossá promoveu debates em áreas que impactam diretamente nas vidas dos cidadãos chapecoenses, buscando resolver problemas cotidianos e planejando o......
O impacto da quarentena na saúde mental de jovens e adolescentes05/05 Dois estudos internacionais, das organizações Shout e YoungMinds apresentam dados que confirmam que o surgimento do novo coronavírus tem afetado a saúde mental de adolescentes e jovens que já apresentavam problemas antes da......

Voltar para NOTÍCIAS