Postado em 27 de Agosto de 2020 às 16h16

Brasil não possui casos de reinfecção por Covid-19


       O Diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis, Eduardo Macário, esclareceu que, até o momento, o Brasil não possui casos confirmados de reinfecção pela Covid-19. O anúncio foi realizado durante coletiva de imprensa realizada pelo Ministério da Saúde na noite de quarta-feira (26). 

        Segundo Eduardo Macário, o Ministério da Saúde tem prestado apoio para as equipes de vigilância das secretarias estaduais e municipais de saúde envolvidas na investigação de supostos casos.

       "Uma segunda infecção é um evento raríssimo e, no Brasil, a maioria dos casos investigados apontam para a ocorrência de resultados falsos positivos, amostras contaminadas e para a detecção de partículas virais inertes sem capacidade de transmissão", destacou.

       O Ministério da Saúde diz que todos os casos suspeitos de reinfecção pela doença foram investigados e descartados pelas equipes de vigilância epidemiológica dos estados e municípios.

       O Diretor pontuou que somente um caso de reinfecção foi confirmado em Hong Kong. "No Brasil a maioria dos casos que estão sendo investigados apontam para resultados falso positivos, amostras alteradas.

       De qualquer forma o Ministério tem acompanhado esses supostos casos junto com os laboratórios parceiros, Fiocruz, Instituto Adolfo Lutz e Instituto Carlos Chagas", afirmou Macário. 

        A pasta informou ainda que o diagnóstico precoce é fundamental para identificar a doença e que as medidas de isolamento auxiliam na redução de novas infecções. 

       Até 26 de agosto, o Ministério da Saúde distribuiu 14,2 milhões de testes para diagnósticos da Covid-19, sendo 6,2 milhões de RT-PCR (biologia molecular) e 8 milhões de testes rápidos (sorologia). 

Participe, apresente sua demanda ao vereador e fique por dentro da atuação do mandato por meio das nossas redes sociais: Facebook - Instagram e nosso WhatssApp.



Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá


Veja também

Beneficiários do Bolsa Família recebem 3º parcela do auxílio emergencial18/06/20 A população cadastrada no programa Bolsa Família recebe a terceira parcela do auxílio emergencial. Os repasses de R$ 600 a R$ 1.200 obedecem ao calendário habitual do programa, que segue até 30 de junho. Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), nesta quinta-feira (18), a terceira parcela do Auxílio Emergencial será paga para 1,9 milhão......
Fossá quer distrito industrial no bairro São Pedro28/07/15 Chapecó - Viabilizar políticas públicas de geração de emprego, crescimento econômico e inclusão social em Chapecó. Esse é o objetivo da audiência pública proposta pelo vereador Cleiton Fossá para discutir a implantação de um distrito industrial na grande......
Fossá participa de apresentação pública29/04/15 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá participou na tarde desta quarta-feira (29) da apresentação pública do diagnóstico do Plano de Mobilidade Urbana. Diante do exposto, explica Fossá, fica evidente que Chapecó precisa de meios alternativos de......

Voltar para NOTÍCIAS