Postado em 21 de Dezembro de 2017 às 13h49

Cleiton Fossá avalia trabalhos de 2017

Cleiton Fossá Chapecó – O ano de 2017 vai chegando ao fim e o vereador Cleiton Fossá faz um balanço das atividades realizadas neste primeiro ano de segundo mandato no Parlamento de Chapecó. Uma grande conquista,...

Chapecó – O ano de 2017 vai chegando ao fim e o vereador Cleiton Fossá faz um balanço das atividades realizadas neste primeiro ano de segundo mandato no Parlamento de Chapecó. Uma grande conquista, avalia o vereador, foi a reabertura da 3ª Delegacia de Polícia, localizada no bairro Efapi, uma articulação que iniciou ainda em janeiro, sendo que o espaço foi reaberto em outubro. “Lutamos muito para que a região da Efapi tivesse uma Delegacia e agora está lá funcionando”.

Ainda na área da segurança pública, Fossá foi autor do pedido de sessão solene em homenagem aos policiais militares, civis, bombeiros e agentes prisionais, da ativa e aposentados, que fizeram parte do Centenário do município de Chapecó. Cerca de 300 agentes de Segurança Pública foram reconhecidos. Pedido para ampliação do efeito de policiais militares e civis e melhores condições de trabalho para eles foram feitos pelo vereador à Secretaria de Segurança Pública do Estado de SC.

Gabinete Virtual

Aproximar o cidadão do Poder Legislativo através da tecnologia. Esta é a principal proposta do “Gabinete Virtual”, uma inovação do mandato de Fossá. Através de uma reformulação completa em sua página na internet, agora a população pode fazer pedidos, enviar ideias ou baixar formulários, além de acessar links úteis, entre outros serviços. Para ele, é necessário que os políticos estimulem a prática da cidadania e apresentem ideias que vão de encontro com o que a sociedade deseja.

Transparência

Ainda, Fossá voltou a solicitar transparência nas listagens de pacientes que aguardam por consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias na rede pública municipal de Chapecó. A iniciativa ganhou parecer favorável da Procuradoria do Poder Legislativo e da Comissão de Legislação e Justiça e aguarda votação em plenário. Desde que assumiu o cargo na Câmara Municipal, em janeiro de 2013, Fossá luta por mais transparência na área da saúde e outros setores públicos.

Fiscalização

Em maio de 2016, Fossá foi à tribuna da Câmara denunciar que havia estudado o edital para troca da iluminação pública e constatado cláusulas que restringiam a livre concorrência, ou seja, que poderia haver direcionamento da licitação. Logo após, O vereador obteve dados de que o serviço poderia ser realizado por R$ 6 milhões, quase R$ 3 milhões a menos do que previsto no edital. Após isso, em maio de 2017, a prefeitura de Chapecó acabou anulando o edital de licitação.

Transporte

Por sugestão de Fossá, a Câmara de Vereadores formou uma Comissão Especial para acompanhar o edital de licitação do serviço público de transporte coletivo. Indicado pela bancada de oposição para compor a Comissão, o vereador solicitou a realização de audiências públicas nos bairros para ouvir a população e auxiliar na confecção de um edital que contemple com as principais demandas. O problema no transporte coletivo de Chapecó se arrasta desde 2010, quando encerrou a concessão.

Nepotismo

Fossá reapresentou o projeto que proíbe que parentes de vereadores sejam nomeados em cargo de comissão na prefeitura de Chapecó e vice-versa. A proposta visa acabar com o chamado nepotismo cruzado, dificultando, assim, a troca de favores entre figuras políticas de poderes distintos. Para o vereador, uma vez havendo qualquer dependência entre os poderes, toda a estrutura independente e harmônica acaba e ambos os poderes ficam viciados, ocorrendo troca de favores nas votações.

E-Cidadania

A Câmara de Vereadores aprovou o projeto de resolução, de autoria do vereador Cleiton Fossá, que cria o Programa e-Cidadania. A iniciativa visa estimular e possibilitar maior participação dos cidadãos, por meio da tecnologia da informação e comunicação, nas atividades legislativas, orçamentárias, de fiscalização e de representação do Poder Legislativo. Conforme a lei, qualquer cidadão pode apresentar ideias de projetos ou proposições através da página da Câmara.

Distrito Industrial

Através de uma moção de apelo, Fossá voltou a solicitar a implantação de um distrito industrial ou empresarial na grande região do bairro São Pedro. O principal objetivo da proposta é a viabilização de políticas públicas de geração de emprego, crescimento econômico e inclusão social na região leste do município, contemplando diretamente moradores dos bairros São Pedro, Bom Pastor, Boa Vista, Paraíso e São Lucas, locais onde é notória a falta de políticas públicas em geral.

Agentes

Também através de moção de apelo, o vereador solicitou à prefeitura uma série de demandas das Agentes Comunitárias de Saúde e das Agentes de Combate às Endemias. O principal ponto é a necessidade de alterar o horário de trabalho das Agentes, devido ao Horário de Verão. O pedido é para que as atividades de campo sejam realizadas pelo período matutino. A conversa entre Fossá e as agentes ocorreram nas visitas que o vereador realizou em várias Unidades de Saúde de Chapecó.

 

Bruno Pace Dori, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Veja também

Coleta de esgoto de Chapecó: saiba como funciona e o que deve melhorar02/07/18 Chapecó – No dia 5 de janeiro de 2007 foi editada a Lei Federal 11.445/2007, que trata do saneamento básico no País, com uma série de novidades e exigências a todos estados e municípios. A legislação estabelece as diretrizes para o saneamento básico em todo o Brasil e engloba os serviços de abastecimento de água, esgotamento......
Fossá participa de seminário de tecnologia24/10/13 Chapecó - A Câmara de Vereadores de Chapecó, através do presidente Marcio Sander (PR) e do vereador Cleiton Fossá, esteve representada no 1º Seminário Regional de Tecnologia e Inovação, evento realizado ontem (23) no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo......
Amor diamante: conheça a história de Maria e Theodósio Favretto02/11/18 Na casa da "dona" Maria e do "seu" Theodósio, as estações dão características ao local ano a ano. No último verão, sabores variados de sorvete, picolé e geladinho estavam prontinhos......

Voltar para NOTÍCIAS