Cleiton Fossá busca aperfeiçoar Projeto de Lei para isenção no IPTU em caso de tratamento de Câncer
Em 17 de abril do ano passado, o Vereador Cleiton Fossá apresentou o Projeto de Lei número 13/2019 com o objetivo de melhorar os critérios de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para proprietário de imóvel que esteja em tratamento de câncer ou possua no seu grupo familiar pessoa em tratamento da doença.
A proposição de Cleiton altera a Lei Complementar nº 247/2019, conhecida como Lei Isadora. O projeto foi apresentado, porém ainda não foi votado no legislativo. Fossá pretende chamar para a pauta ainda este ano e já conta com pareceres favoráveis suficientes das comissões para encaminhar à votação em plenário.
As principais modificações contemplam isenção para pessoas com renda de até seis salários mínimos, mais abrangente do que já é especificado na Lei nº 247/2019, além de definir especificamente o tratamento oncológico como requisito para pleitear o benefício.
Para receber a isenção, será necessário possuir somente um único imóvel com finalidade exclusivamente residencial e unifamiliar, estar em tratamento ou possuir em seu núcleo familiar integrante dependente do tratamento.
Será necessária a comprovação do tratamento ou acompanhamento de doença oncológica através de laudo ou atestado emitido nos últimos noventa dias por médico especializado.
O valor máximo para a isenção será ao limite de 240 UFRM para o ano seguinte, o que corresponde hoje a aproximadamente R$1005,60. Caso o valor do IPTU seja superior aos 240 UFRM, o benefício poderá ser solicitado e o proprietário do imóvel pagará a diferença que transcender o limite determinado na lei (240 UFRM).
Por que Lei Isadora?
A ideia de vincular o nome de Projeto de Lei foi idealizada pelo Vereador Cleiton Fossá após acompanhar o caso de Isadora de Cezare, de apenas quatro anos que recebeu diagnóstico de câncer (leucemia linfoblástica), em 2017. Isadora lutou por dois anos e faleceu em fevereiro de 2019 faleceu devido a complicações decorrentes da doença.
Fossá acompanhou o esforço dos pais da criança, Vilmar e Jussara na busca pelo recebimento de medicamentos com custos elevados, na promoção de vaquinhas, rifas, e na busca por diversos meios obter recursos e custear o tratamento de Isadora.
"A intenção é, além de prestar uma forma de homenagem a Isadora e sua família, garantir também que famílias que estejam passando por situação semelhante, possam utilizar desse benefício da isenção do IPTU", destaca Fossá.
Participe, apresente sua demanda ao vereador e fique por dentro da atuação do mandato por meio das nossas redes sociais: Facebook - Instagram e nosso WhatssApp.
Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá
Compartilhe!
Veja também
Delegacia da Efapi será reaberta, informa Fossá03/Mai/201703/05/17há 8 anos Quarta-feira, 03 de Maio de 201703/05/2017Chapecó - O vereador Cleiton Fossá obteve informação que nesta quarta-feira, dia 3, que a 3ª Delegacia de Polícia, localizada no bairro Efapi, será reaberta. O local foi fechado por falta de efetivo policial no início de 2015. Após muito diálogo e pedidos, como a Moção de Apelo 9/17, de autoria de Fossá, o 3º DP será reaberto próximo ao Posto Milão. Fossá teve audiência, em janeiro, com o delegado-geral de Polícia......
Cleiton Fossá avalia trabalhos de 201721/Dez/201721/12/17há 8 anos Quinta-feira, 21 de Dezembro de 201721/12/2017Chapecó – O ano de 2017 vai chegando ao fim e o vereador Cleiton Fossá faz um balanço das atividades realizadas neste primeiro ano de segundo mandato no Parlamento de Chapecó. Uma grande conquista, avalia o vereador, foi a......
Saiba mais sobre o Projeto 194/1425/Jun/201525/06/15há 10 anos Quinta-feira, 25 de Junho de 201525/06/2015Chapecó - O Projeto de Resolução 194/14, de autoria do vereador Cleiton Fossá, propõe a realização de audiências públicas para discutir o orçamento de Chapecó. Se a mudança for aprovada, as audiências públicas serão realizadas nos bairros e comunidades e em......