Postado em 06 de Maio de 2020 às 17h32

Entenda quais são os sintomas menos comuns de Covid-19

Cleiton Fossá O vírus da Covid-19 se espalhou rapidamente pelo mundo, tanto que a Organização Mundial da Saúde, decretou estado de Pandemia mundial. Em meio a este cenário caótico, muitas dúvidas...

O vírus da Covid-19 se espalhou rapidamente pelo mundo, tanto que a Organização Mundial da Saúde, decretou estado de Pandemia mundial. Em meio a este cenário caótico, muitas dúvidas surgem relacionadas à doença.

Entre elas, sobre os sintomas. Os mais comuns são: são tosse, febre e problemas respiratórios. No entanto, eles não são os únicos. Sintomas como diarreia, perda de paladar e olfato também podem aparecer.

Tendo em vista os poucos estudos científicos relacionados com o novo coronavírus, os profissionais encontram dificuldades para especificar cada sintoma e realizar o diagnóstico. Há casos diagnosticados que em muitos momentos são duvidosos.

Através de um estudo da Universidade de Mons, na Bélgica, foi constatado que 86% dos pacientes de coronavírus estáveis, apresentaram problemas de olfato e 88% tinham distúrbios do paladar. Impossibilitando que a pessoa aprecie o sabor da comida.

Normalmente estes sintomas aparecem junto com os sintomas gerais de tosse, dor muscular, perda de apetite e febre. Também com os sintomas de dor facial e nariz entupido, característico da doença.

Já outro estudo da Universidade de Padova, na Itália, demonstra que dos 200 italianos entrevistados, 65% relataram alteração no paladar ou no olfato antes ou logo após serem diagnosticados com a Covid-19.

Estes sintomas fornecem alguns indícios de como o vírus funciona. A apresentação da perda de olfato e não outros sintomas, sugere que o novo coronavírus não bloqueia as vias aéreas como um resfriado ou sinusite.

Desta forma, cientistas sugerem que o microrganismo atinge apenas a parte de via aérea nasal que tem os receptores de odor.

A pesquisa da Bélgica indica que cerca de 44% recupera o olfato em média 15 dias. O restante pode demorar meses. Já a recuperação do paladar pode acontecer antes, ao mesmo tempo ou após o funcionamento o olfato voltar ao normal.

Listamos aqui, para melhor entendimento, alguns sintomas pouco conhecidos:

Dor de cabeça
Tontura e dor no peito
Coriza
Mal-estar
Problemas intestinais
Dores musculares e calafrios
Náusea
Conjuntivite



Entender a presença destes sintomas é essencial para compreender o comportamento do vírus no organismo. Para isso, a pesquisa e a ciência se fazem pertinentes. Enquanto isso, todos nós precisamos nos manter atentos a todo e qualquer sinal para que diminua o ciclo de transmissão do vírus.

Se apresentar qualquer sintoma que não seja natural do seu organismo, procure o atendimento de saúde mais próximo. Evite ir direto ao posto de Saúde, entre em contato com o número: 3321-0027 e realize um atendimento. 

 

Para outras informações e sugestões, você pode entrar em contato através do WhatsApp, ou pelas redes sociais Facebook e Instagram.







Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá

 

  • Cleiton Fossá -

Veja também

Valorizar as carreiras policiais é defender a Segurança Pública05/02/20         O mandato sempre se posicionou em favor da valorização e do fortalecimento da Segurança Pública e, isso está intrinsecamente relacionado com as carreiras Policiais, independente da farda (PM, PC, IGP ou DEAP), Policiais são Policiais!         Historicamente, as carreiras da Segurança Pública de SC foram......
Prefeitura de Chapecó cometeu pedalada fiscal e causou prejuízo ao Simprevi10/05/16 Chapecó - A base governista na Câmara de Chapecó rejeitou o requerimento do vereador Cleiton Fossá que solicitava informações sobre o ato normativo de autorização do acordo de parcelamento de dívida da prefeitura com o Fundo Previdenciário (Simprevi). Não......
Cleiton Fossá tem pedidos aprovados23/02/16 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá teve aprovado 17 indicações durante a sessão desta terça-feira, dia 23. Os pedidos são referentes à obras de infraestrutura em 11 bairros de Chapecó, todas solicitações da comunidade, na qual o vereador manteve contato e......

Voltar para NOTÍCIAS