Postado em 01 de Junho às 20h20

Fossá cobra ações da Prefeitura de Chapecó em relação às atividades hospitalares que estão paralisadas

Cleiton Fossá | Vereador Nesta segunda-feira, 1, Cleiton Fossá protocolou o Requerimento 13/2020, solicitando informações de interesse público à respeito dos atendimentos que estão paralisados no...

Nesta segunda-feira, 1, Cleiton Fossá protocolou o Requerimento 13/2020, solicitando informações de interesse público à respeito dos atendimentos que estão paralisados no Sistema Único de Saúde.

No dia 20 de maio, o Governo de Santa Catarina, por meio das Portarias SES nº 341 e 342, autorizou o retorno das atividades ambulatoriais de consultas, exames eletivos, agendamento e a realização de alguns procedimentos cirúrgicos em todo o território catarinense.

Contudo, na prática, pode não estar sendo realizado ou ofertado da melhor maneira possível. Neste cenário, o vereador questiona, por meio de documento oficial, a Secretaria Municipal de Saúde, sobre o plano de retomada dos atendimentos autorizados.

O Requerimento de autoria de Cleiton Fossá, busca compreender quais ações estão sendo pensadas para atendimento destes pacientes que tiveram seus procedimentos e encaminhamentos interrompidos desde março deste ano.

O documento busca ainda, levantar dados sobre o número de pessoas que aguardam por algum tipo de procedimento e estão na fila de espera do SUS, no município de Chapecó. Esse levantamento é uma ferramenta mínima para se inteirar sobre a real situação e avaliar o que está sendo feito.

Fossá comenta que desde o início da pandemia a sua atuação foi redobrada, em vista do cenário caótico e de incertezas que todos os cidadãos enfrentam.

“O meu mandato busca o bem estar de todos os cidadãos chapecoenses. Sem privilégios ou prioridades. Quando eu penso que há pacientes oncológicos, gestantes e doentes crônicos que não estão sendo atendidos, sinto que a administração municipal não está cumprindo o seu papel, de garantir e preservar a saúde, direito social fundamental garantido constitucionalmente”, afirma.

O prazo de resposta solicitado foi de, no máximo, 20 dias de acordo com a Lei 12.527. 

 

 

Fique por dentro da atuação do Vereador Cleiton Fossá pelo WhatsApp, ou através das redes sociais: Facebook e Instagram.


Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá

  • Cleiton Fossá | Vereador -

Veja também

Resumo da semana: medidas de enfrentamento ao coronavírus21/03        De acordo com o Ministério da Saúde, o Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China, provocando a doença chamada de coronavírus (COVID-19).        Vivemos em um......
Vereador Fossá se reúne com secretário de Saúde13/03/17 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá esteve reunido na última sexta-feira com o secretário de Saúde de Chapecó, Nédio Conci. No encontro, Fossá solicitou apoio ao seu projeto de lei que dispõe sobre a divulgação das listagens de pacientes que aguardam por......
Vereadores de Chapecó rejeitam pedidos de informações17/10/17 Chapecó - A base governista rejeitou requerimentos do vereador Cleiton Fossá que solicitavam informações sobre diversas áreas. Na discussão em tribuna, Fossá ressaltou que os dados pedidos não constam no Portal da Transparência da prefeitura, por isso, a......

Voltar para NOTÍCIAS