Postado em 01 de Setembro de 2014 às 19h17

Fossá cobra ações na segurança pública

Vereador (224)Segurança Pública (12)Propostas (6)Pedidos (10)Cleiton Fossá (315)Chapecó (305)Câmara (84)

Chapecó - Desde que assumiu a presidência da Comissão de Segurança Pública e Cidadania da Câmara de Chapecó, o vereador Cleiton Fossá tem buscado realizar debates constantes sobre a criminalidade em Chapecó. Embora não seja de responsabilidade dos vereadores, Fossá entende que o parlamento chapecoense não pode se omitir neste debate e deve ir atrás de soluções, além de pressionar os deputados da região Oeste, assim como cobrar medidas do Governo do Estado.

Como proposta de resultado imediato, Fossá voltou a pedir a abertura de concurso público para a contratação de mais policiais. O vereador lembra que Santa Catarina conta, atualmente, com 3,6 mil policiais civis e mais de 11 mil militares, sendo que cerca de metade deste contingente já possui idade para se aposentar. 'A forma mais rápida de diminuir os índices de violência é recuperar o efetivo policial e investir na valorização dos profissionais da área da segurança pública', diz.

Social

Fossá lembra, porém, que o poder público precisa pensar também a médio e longo prazo. O combate ao tráfico de drogas, na opinião do vereador, é essencial neste assunto, pois gera uma série de outros crimes, como furtos e roubos. Conforme Fossá, o Estado deve aprofundar as políticas públicas de geração de renda e também nas áreas de lazer e esporte, bem como investir mais na educação de base. 'Aumentar o efetivo policial traz efeito imediato, mas só isso não resolve'.

Pedidos

Fossá já apresentou algumas sugestões ao Governo do Estado, como o aumento do efetivo e valorização salarial dos profissionais da área da segurança pública. Outra iniciativa proposta prevê que o Estado realize estudo fixando o efetivo policial ao crescimento populacional, ou seja, o número de policiais militares e civis deve ser proporcional ao número de habitantes do município. 'Em muitas cidades do Estado, o número de policiais diminuiu, enquanto a população cresceu'.

Homicídios

O vereador propôs também que a Unidade Especializada em Homicídios de Chapecó tenha estrutura própria. Atualmente, ela funciona junto à Central de Polícia e conta apenas com um delegado e dois policiais. Em 2013, foram registrados 44 homicídios e latrocínios em Chapecó, enquanto, neste ano, já foram 31 casos. 'Os poderes constituídos, as entidades de classes, associações, sindicatos, e a população em geral precisam 'comprar' essa briga', finaliza Fossá.

Veja também

Fossá solicita cancelamento de multas19/12/14 Chapecó - Na penúltima sessão de 2014, o vereador Cleiton Fossá voltou a falar sobre as lombadas eletrônicas e furões instalados em Chapecó pela empresa Focalle, após um erro em um semáforo com furão ter sido filmado por um cidadão chapecoense. Fossá já havia denunciado problemas no sistema, assim como a falta de sinalização dos dispositivos eletrônicos, além de motoristas que estariam sendo multados indevidamente......
Fossá prestigia homenagem a Sadi De Marco29/04/14 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá participou na tarde desta terça-feira (29) da sessão solene de reconhecimento simbólico da restituição do mandato do ex-prefeito Sadi José De Marco (1965-1969), cassado arbitrariamente e sem direito à defesa durante o regime......

Voltar para NOTÍCIAS