Postado em 25 de Maio de 2018 às 16h39

Fossá solicita e agendamento para dentista é alterado

Cleiton Fossá Chapecó – A história de levantar cedo e ir às Unidades de Saúde de Chapecó atrás de ficha para atendimento odontológico terminou. Desde o mês de abril, o serviço...

Chapecó – A história de levantar cedo e ir às Unidades de Saúde de Chapecó atrás de ficha para atendimento odontológico terminou. Desde o mês de abril, o serviço passou a ser disponibilizado através de inscrição junto ao balcão de atendimento. Este foi um pedido constante do vereador Cleiton Fossá, que visitou os postos e constatou cidadãos esperando por horas na fila.

Depois disso, Fossá elaborou requerimentos e ofícios à Secretaria de Saúde, solicitando mudança na forma de distribuição das consultas para odontologistas na rede de atenção básica. Agora, o procedimento é realizado por inscrição na própria unidade e o atendimento realizado no mesmo dia, por ordem de inscrição, conforme a quantidade de tratamentos que vão sendo concluídos.

Para Fossá, a mudança deve melhorar a efetividade e eficácia do sistema de agendamento para o médico odontologista. “Estamos em constante contato com a população para comprovar se a alteração resultará benéfica aos usuários do SUS”, explica o vereador. “O município precisa garantir que o cidadão tenha acesso aos serviços de saúde básica e nós estamos lutando por isso”, complementa.

Em média, são realizadas 32 consultas semanais por Unidade de Saúde de Chapecó. A Saúde Bucal conta com 57 cirurgiões-dentistas e 53 auxiliares de saúde bucal, que atuam nos 26 Centros de Saúde da Atenção Básica do município e também no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A média de atendimentos e procedimentos em toda a rede gira em torno de 25 mil por mês.

Os casos mais complexos são encaminhados para atendimento no CEO, onde os pacientes são atendidos nas áreas de Cirurgia, Endodontia (Tratamentos de Canal), Próteses Odontológicas, Odontopediatria, Radiologia, Periodontia e Estomatologia (Diagnóstico de lesões). O número de atendimentos prestados no CEO de Chapecó atingem aproximadamente 4 mil consultas mensais.

 

Bruno Pace Dori, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Veja também

Terceiro caso de Coronavírus é registrado em Chapecó24/03/20        Na manhã desta terça-feira (24), a prefeitura municipal divulgou que Chapecó registra até o momento, mais um caso confirmado do novo Coronavírus, ao todo são três.        A informação relatada pelo prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, em entrevista coletiva, apresentou um balanço......
Sobe para 233 casos confirmados de coronavírus em Chapecó07/05/20 O município de Chapecó teve aumento no número de casos de Covid-19. Até o momento, são 233 casos confirmados. Na atualização de ontem, quarta-feira o número estava em 206. Aumento de 27 pacientes.......

Voltar para NOTÍCIAS