Postado em 19 de Junho de 2020 às 14h43

Posto de Saúde do Esplanada ainda não está pronto

Cleiton Fossá Nos últimos dias do mês de julho de 2014, às obras do Posto de Saúde do Esplanada iniciaram. Um investimento de milhões de reais que beneficiaria milhares de pessoas de Chapecó e...

Nos últimos dias do mês de julho de 2014, às obras do Posto de Saúde do Esplanada iniciaram. Um investimento de milhões de reais que beneficiaria milhares de pessoas de Chapecó e Região.

Contudo, nestes últimos seis anos, a obra pouco evolui. Por cerca de dois anos esteve parada e ocupada por famílias morando no local. Foi somente em 15 de Janeiro de 2019, que a Prefeitura cumpriu a reintegração de posse do imóvel.

No mês seguinte, a Prefeitura e Universidade Federal da Fronteira Sul firmaram convênio para finalizar a obra. As duas entidades, firmaram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de fortalecer a integração entre o ensino e a vivência diária.

A Prefeitura ficou responsável por estruturar por completo funcionamento e ceder o espaço terreno para que a Universidade pudesse utilizar para os cursos da área de saúde. Já a Universidade, finalizará a obra da Unidade Básica de Saúde.

Os curso da área da saúde, utilizarão do espaço para praticar e realizar os estágios, dos estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem através do atendimento à população da cidade.

As tratativas firmadas definiram que a obra estaria finalizada em 2020. Segundo a Secretaria Especial de Obras da UFFS a estimativa de investimento para a finalização é de R$ 1,5 milhão para a obra da Unidade e do ambiente que abrigará os ambulatórios.

Ao assinar o termo de cooperação, o município de Chapecó, se comprometeu em encaminhar um projeto de lei à Câmara de Vereadores, solicitando ao poder legislativo a autorização para a Universidade assumir a conclusão da obra.

Esse material, desde o ano passado quando foi firmado e tratado deste assunto poderia ter sido encaminhado para aprovação do poder legislativo, entretanto, foi somente neste ano posto a apreciação dos vereadores.

Essa tramitação necessária, mas que foi apresentada com atraso, contribui ativamente para a demora do início da conclusão da obra. A Unidade de Saúde, se já estivesse finalizada, conforme o projeto inicial, poderia atender pacientes infectados com o vírus da Covid-19, e outras enfermidades.

Considerando que estamos se encaminhando para a metade do mês de junho de 2020, e ainda mais tratando-se de um ano eleitoral, e da pandemia que atinge o mundo todo, a obra para ser finalizada este ano, deverá seguir um caminho a passos largos.

Em vista disso, Cleiton Fossá, comenta que essa situação burocrática e histórica no município afeta diretamente a população.

"A Unidade de Saúde já deveria estar finalizada e atendendo pacientes de inúmeras doenças e enfermidades. A Pandemia apenas fomentou que a Saúde pública, de qualidade e acessível é uma obrigação do Estado e municípios que recolhem através dos impostos a contribuição da população”, afirma.

Em meio a pandemia causada pelo coronavírus, o tema saúde é o principal assunto no mundo. Com a paralisação dos serviços, falta de respiradores e o alto número de mortes em decorrência do vírus, estados e municípios precisam urgentemente realizar ações para amenizar os impactos e salvar milhares de vidas.

Em Chapecó, não é diferente, considerada uma das cidades com maior número de casos de Covid-19 do estado de Santa Catarina, e com a taxa de UTI oscilando e se aproximando de 50%  da taxa de ocupação, a Prefeitura Municipal busca contornar a situação e garantir o serviço à população.

Mesmo com muitos avanços, a área da saúde segue com uma estrutura sucateada, com poucos investimentos e descaso por parte de governantes. Durante essa crise sanitária e de saúde, é nítido a urgência e necessidade de de mais investimentos, de ações concretas e que os projetos saiam do papel, em curto espaço de tempo.

“Ao refletir sobre a possível negligência da administração municipal através da demora em apresentar os documentos para a conclusão da obra, eu sinto que é preciso expor essas situações, para que assim possamos encontrar respostas e soluções”, conclui.

 

Fique por dentro da atuação de Cleiton Fossá pelo WhatsApp, ou através das redes sociais: Facebook e Instagram.



Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá 


  • Cleiton Fossá -

Veja também

Coronavírus e o diálogo com as crianças20/04/20        Enquanto à pandemia se alastra em todo o mundo, o novo coronavírus segue como o principal assunto nas rodas de conversas e na mídia. Já o aumento de casos confirmados e mortes, gera medo, preocupação e incertezas.        Com o isolamento social, foi preciso se afastar dos amigos, da família, da sala de aula e do......
Prefeitura precisa cortar cargos para não estourar gastos com pessoal31/10/18 Chapecó – A administração municipal de Chapecó está muito perto de atingir o limite de gasto prudencial com folha de pagamento de servidores públicos. O alerta é do vereador Cleiton Fossá. Conforme......

Voltar para NOTÍCIAS