Postado em 14 de Julho às 19h33

Projeto de lei de Cleiton Fossá pretende instituir a Semana Municipal do Ciclismo

Cleiton Fossá | Vereador Mais saúde, mobilidade urbana, cuidado com o meio ambiente e qualidade de vida para os chapecoenses. Com o Projeto de Lei 9/2020, de autoria de Cleiton Fossá, a ideia é instituir a Semana...

Mais saúde, mobilidade urbana, cuidado com o meio ambiente e qualidade de vida para os chapecoenses.

Com o Projeto de Lei 9/2020, de autoria de Cleiton Fossá, a ideia é instituir a Semana Municipal do Ciclismo no âmbito do Município de Chapecó para promover a conscientização da importância da modalidade e da prática de esportes como instrumento de qualidade de vida.

Para além disso, a medida busca difundir o uso da bicicleta, tanto na forma de exercício físico, quanto como meio de transporte, desenvolver o mútuo respeito entre ciclistas, motoristas, pedestres e promover campanhas, eventos educativos e esportivos, incentivando o uso da bicicleta.

De autoria de Cleiton Fossá o Projeto de Lei apresentado, visa criar a Semana Municipal do Ciclismo, a ser comemorada entre os dias 19 a 25 de agosto.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, o número de bicicletas já supera a quantidade de carros. São 50 milhões de bikes contra 41 milhões de carros. Apesar disso, apenas 7% dos brasileiros utilizam a bicicleta como meio de transporte principal.

A modalidade ciclística se aplicar na prática e efetivamente, apresenta benefícios econômicos quando utilizada como meio de transporte, economizando recursos destinados a esta finalidade, beneficiando também o meio ambiente, com a redução de resíduos da combustão dos carros, ônibus e caminhões.

De acordo com um estudo do Centro Brasileiro de Análise de Planejamento (Cebrap), que avaliou possíveis impactos positivos da bicicleta no lugar de carros e ônibus, a redução seria de R$ 34 milhões nas despesas do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse montante é calculado somente com as internações, por causa de diabetes ou doenças cardiovasculares.

O autor do Projeto, Cleiton Fossá, comenta que é o ciclismo é uma atividade que está crescendo e conquistando cada vez mais pessoas adeptas à prática esportiva. Por isso, na visão do vereador, é preciso incentivar, promover ações para a modalidade, e educar a população sobre o uso de bicicleta.

“Com o nosso projeto, buscamos uma sociedade preocupada com o bem estar, com a saúde, e todos os aspectos que interferem em sua vida. Além disso, é preciso de cidades com a agilidade, menos trânsito e poluição”, afirma.

Fossá destaca que, além dos inúmeros benefícios ao planeta e a convivência entre a população, o Projeto é uma proposta de pensar em si.

“Pedalar é necessário, pois promove mais qualidade de vida e bem-estar, além de ser uma atividade prazerosa, que pode ser realizada entre amigos, familiares, com momentos felizes, de muita liberdade e união”, conclui.

Chapecó tem muito a evoluir no aspecto da mobilidade urbana para a prática do ciclismo, mas havendo maior estímulo à prática e maior conscientização sobre seus benefícios, talvez seja um caminho interessante para que cada vez mais pessoas passem a reivindicar e exigir da Prefeitura a implementação de políticas públicas eficientes no campo da mobilidade urbana.

O projeto precisa de aprovação da Câmara de Vereadores para ser enviado ao Poder Executivo do município.

 

>>> Fique por dentro da atuação de Cleiton Fossá pelo WhatsApp, ou através das redes sociais: Facebook e Instagram.




Fonte: Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

 



  • Cleiton Fossá | Vereador -

Veja também

Fossá ironiza Caramori e Buligon07/11/14 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá ironizou a participação do prefeito de Chapecó, José Caramori, em um programa na rádio Super Condá, na manhã de sexta-feira (7). Na ocasião, o prefeito utilizou quase todo o tempo para falar mal da oposição. Recentemente, o vice-prefeito Luciano Buligon havia feito o mesmo. Na tribuna da Câmara de Chapecó, na sessão ordinária de sexta-feira, Fossá comentou o assunto.......
Urgente: 45 casos de coronavírus são confirmados em Chapecó28/04        Nesta terça-feira (28), a prefeitura do município, informa que são 45 casos confirmados da Covid-19. Destes, 29 foram confirmados através de exames laboratoriais, no entanto, 16 foram confirmados de......
Vereador Fossá visita comunidades do interior01/07/13 Pouco menos de 10% da população de Chapecó vive na área rural e muitas comunidades estão esquecidas pela Prefeitura de Chapecó. Em suas visitas no interior do município, o vereador constatou problemas comuns em diferentes localidades como estradas mal......

Voltar para NOTÍCIAS