Postado em 14 de Julho de 2020 às 19h33

Projeto de lei de Cleiton Fossá pretende instituir a Semana Municipal do Ciclismo

Cleiton Fossá Mais saúde, mobilidade urbana, cuidado com o meio ambiente e qualidade de vida para os chapecoenses. Com o Projeto de Lei 9/2020, de autoria de Cleiton Fossá, a ideia é instituir a Semana Municipal do...

Mais saúde, mobilidade urbana, cuidado com o meio ambiente e qualidade de vida para os chapecoenses.

Com o Projeto de Lei 9/2020, de autoria de Cleiton Fossá, a ideia é instituir a Semana Municipal do Ciclismo no âmbito do Município de Chapecó para promover a conscientização da importância da modalidade e da prática de esportes como instrumento de qualidade de vida.

Para além disso, a medida busca difundir o uso da bicicleta, tanto na forma de exercício físico, quanto como meio de transporte, desenvolver o mútuo respeito entre ciclistas, motoristas, pedestres e promover campanhas, eventos educativos e esportivos, incentivando o uso da bicicleta.

De autoria de Cleiton Fossá o Projeto de Lei apresentado, visa criar a Semana Municipal do Ciclismo, a ser comemorada entre os dias 19 a 25 de agosto.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, o número de bicicletas já supera a quantidade de carros. São 50 milhões de bikes contra 41 milhões de carros. Apesar disso, apenas 7% dos brasileiros utilizam a bicicleta como meio de transporte principal.

A modalidade ciclística se aplicar na prática e efetivamente, apresenta benefícios econômicos quando utilizada como meio de transporte, economizando recursos destinados a esta finalidade, beneficiando também o meio ambiente, com a redução de resíduos da combustão dos carros, ônibus e caminhões.

De acordo com um estudo do Centro Brasileiro de Análise de Planejamento (Cebrap), que avaliou possíveis impactos positivos da bicicleta no lugar de carros e ônibus, a redução seria de R$ 34 milhões nas despesas do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse montante é calculado somente com as internações, por causa de diabetes ou doenças cardiovasculares.

O autor do Projeto, Cleiton Fossá, comenta que é o ciclismo é uma atividade que está crescendo e conquistando cada vez mais pessoas adeptas à prática esportiva. Por isso, na visão do vereador, é preciso incentivar, promover ações para a modalidade, e educar a população sobre o uso de bicicleta.

“Com o nosso projeto, buscamos uma sociedade preocupada com o bem estar, com a saúde, e todos os aspectos que interferem em sua vida. Além disso, é preciso de cidades com a agilidade, menos trânsito e poluição”, afirma.

Fossá destaca que, além dos inúmeros benefícios ao planeta e a convivência entre a população, o Projeto é uma proposta de pensar em si.

“Pedalar é necessário, pois promove mais qualidade de vida e bem-estar, além de ser uma atividade prazerosa, que pode ser realizada entre amigos, familiares, com momentos felizes, de muita liberdade e união”, conclui.

Chapecó tem muito a evoluir no aspecto da mobilidade urbana para a prática do ciclismo, mas havendo maior estímulo à prática e maior conscientização sobre seus benefícios, talvez seja um caminho interessante para que cada vez mais pessoas passem a reivindicar e exigir da Prefeitura a implementação de políticas públicas eficientes no campo da mobilidade urbana.

O projeto precisa de aprovação da Câmara de Vereadores para ser enviado ao Poder Executivo do município.

 

>>> Fique por dentro da atuação de Cleiton Fossá pelo WhatsApp, ou através das redes sociais: Facebook e Instagram.




Fonte: Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

 



  • Cleiton Fossá -

Veja também

Mudança na legislação de Trânsito poderá aumentar prazo de validade da CNH em 10 anos05/09/20        Em sessão remota realizada nessa semana, o Plenário do Senado aprovou uma série de mudanças no Código de Trânsito Brasileiro. As alterações incluem o aumento do prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do número de pontos na carteira para suspensão da habilitação.......
Projeto quer acabar com parentes comissionados19/04/16 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá protocolou na Câmara de Chapecó um projeto de lei que proíbe que parentes de agentes políticos do poder executivo municipal sejam nomeados em cargo de comissão ou de confiança no poder legislativo de Chapecó, e proíbe que......

Voltar para NOTÍCIAS