
        Na manhã deste sábado (04), a prefeitura de Chapecó, que tradicionalmente divulgava os dados epidemiológicos do município, através de uma transmissão ao vivo no Facebook, adotou um método diferente. A atualização veio somente por meio de uma postagem (imagem) na rede social que apresenta os seguintes dados: 18 casos suspeitos, 30 descartados, 05 confirmados, dois recuperados. 
 
        Com a atualização, a capital do Oeste Catarinense, segue durante uma semana, com apenas cinco casos confirmados, uma vez que, a última confirmação foi no sábado 28 de março, através de coletiva de imprensa pela Prefeitura Municipal. 
 
        Essa estagnação de casos confirmados pode ser encarada de dois modos: o primeiro como favorável, porque às medidas adotadas de isolamento social tem contribuído fortemente para a não proliferação do vírus. Ou, também, de modo preocupante, pois o laboratório central, em Florianópolis, recebe alta demanda de exames para a confirmação da doença, ou seja, os dados epidemiológicos estão desatualizados. 
 
        Na entrevista coletiva da sexta-feira (03), foi anunciado que o município vai receber na próxima semana 400 testes rápidos para detectar a doença. Entretanto, os testes são exclusivamente para os profissionais da saúde. 
 
        Em Santa Catarina, o governo revelou nesta sexta-feira (03), que o estado catarinense chegou a 301 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. O número representa um aumento de 7,1% em relação ao dia anterior. Ao todo, são 48 municípios com casos confirmados e 31 pacientes internados em leitos de UTI. 
        Já o Brasil, registra até o momento 9.235 casos confirmados, com 365 mortes pela Covid-19. Apenas três estados brasileiros ainda não registraram mortes: Acre, Amapá e Tocantins.
 
Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá





