Postado em 24 de Abril de 2019 às 15h13

Você sabe quais os benefícios de acompanhar o trabalho do seu Vereador?

        De quatro em quatro anos, todo cidadão brasileiro escolhe os representantes de sua cidade, sendo eles, Vereadores e Prefeito.

        Vivendo em um Estado Democrático de Direito, o cidadão tem um papel fundamental na sociedade, que é acompanhar e fiscalizar o poder legislativo e executivo, para que o mesmo desempenhe o seu papel visando o máximo de melhorias para a cidade.

        A função principal do Vereador é fiscalizar, cobrar ações do governo e verificar se os recursos do município estão sendo devidamente aplicados pela Prefeitura para a promoção do bem-estar da população.

        Uma outra atribuição é elaborar Projetos de Leis municipais para serem aprovadas na Câmara Municipal de Vereadores.

        Já o Prefeito é a autoridade executiva na esfera municipal, sendo suas funções, administrar os interesses da cidade em conjunto com a Câmara Municipal des vereadores. 

 

Acompanhando o seu vereador

        Entendo qual a função do Vereador na sociedade, cabe a cada cidadão, acompanhá-lo, fiscalizá-lo e cobrá-lo segundo as suas atribuições.

        Dessa maneira, fazendo esse acompanhamento, diversos benefícios podem ser obtidos.

        Uma dúvida, porém, sempre acomete todas as pessoas, afinal, nem sempre o candidato em quem votaram saiu vitorioso do pleito.

        Essa é uma dúvida bastante peculiar, afinal, como você irá cobrar um Vereador em que votou, mas que não está exercendo o cargo?

        Todavia, independente se outros Vereadores que você não votou se elegeram, você pode cobrá-los, e essa é umas das razões para o voto ser secreto.


Quais são os principais benefícios de acompanhar o trabalho de um Vereador?

        Os benefícios de acompanhar, cobrar o trabalho do Vereador e participar das sessões da Câmara Municipal de Vereadores são imensos, e podemos citar alguns:

  • Melhorar a infra-estrutura do seu bairro através de cobranças dos mesmos junto aos órgãos executivos;
  • Cobrar a criação de Projetos de Lei que supram uma determinada demanda específica;
  • Saber de forma mais clara quais são os interesses que cada Vereador está defendendo;
  • Saber quais são os Projetos de Lei que cada Vereador apresentou e entender para que sirvam e quais benefícios trarão.

       Note que por meio de cada um desses benefícios você poderá saber exatamente como o seu Vereador vêm se comportando em relação aos problemas pontuais da cidade, e se realmente está exercendo corretamente sua função.


Como devo cobrar o Vereador da cidade em caso de uma demanda específica?

       Normalmente quando se possui uma demanda sobre a cidade, sobre algum determinado problema, o cidadão deverá procurar o gabinete do vereador, seja ele físico ou virtual, e apresentar o seu pedido.

        Se esse pedido for algum serviço a ser realizado de competência do poder Executivo, o Vereador em sua plena função deverá buscar o órgão responsável por atender determinada demanda e cobrá-lo de forma eficaz.

       Cabe nesse sentido ao Vereador, deixar os cidadãos à parte sobre o encaminhamento da demanda e o prazo para a solução da mesma.

       A cobrança junto ao Vereador pode ser individual ou conjunta, em caso de associações de bairros, fundações, entre outras organizações.

       Geralmente, quando há essa união de moradores com a finalidade de resolver um determinado problema, a cobrança sobre o Vereador é mais efetiva, e a possibilidade de haver uma resolução mais rápida, maior.

 

Cobrando os vereadores de Chapecó

        Assim como nas demais cidades do Brasil, nós, Vereadores de Chapecó, temos a obrigação de honrar o voto de confiança que nos foi depositado, buscando por meio do trabalho diário, ampliar o bem estar-social.

        Também, nos cabe atender em nosso gabinete toda a população da cidade, independente do seu credo, raça, classe social, identidade de gênero ou ideologia política.

        Entendendo isso, estaremos mais fortalecidos para cobrar as devidas providências para as demandas específicas que nos forem apresentadas.

        Por meio desse artigo espero ter colaborado para que todo cidadão saiba quais são as atribuições do Vereador, e o benefício de acompanhar o seu mandato.

        Nesse sentido, convido todos os munícipes para participar das sessões da câmara, ou acompanhar pelo site da Câmara Municipal dos Vereadores.

        Ressalto ainda que se você tem dúvidas ou perguntas, não hesite em me procurar pessoalmente, ou até mesmo, pelo meu Gabinete Virtual.

        Dessa maneira darei o devido encaminhamento e buscarei por respostas junto aos órgãos competentes, buscando sempre uma Chapecó mais justa para todos e todas.



Vereador Cleiton Fossá

Veja também

Inspire-se! Dona Iracema, Mulher, batalhadora, que não desiste e luta por um mundo melhor07/03/20        Sorriso contagiante no rosto, energia positiva, força de vontade, coragem e empoderamento. Assim se define, Iracema Eles Padilha, mulher chapecoense, com uma trajetória bonita, sinônimo da força feminina, pobre e que se opõe às desigualdades.         Dona Iracema, irradia felicidade, é um grande e......
Projeto restringe uso de diárias pelos vereadores19/03/18 Chapecó – Visando impedir a concessão de diárias para interesse predominantemente pessoal, permitindo sua utilização apenas nos casos de estrito interesse público do Poder Legislativo de Chapecó, o......

Voltar para NOTÍCIAS