Postado em 21 de Dezembro de 2017 às 13h49

Cleiton Fossá avalia trabalhos de 2017

Cleiton Fossá Chapecó – O ano de 2017 vai chegando ao fim e o vereador Cleiton Fossá faz um balanço das atividades realizadas neste primeiro ano de segundo mandato no Parlamento de Chapecó. Uma grande conquista,...

Chapecó – O ano de 2017 vai chegando ao fim e o vereador Cleiton Fossá faz um balanço das atividades realizadas neste primeiro ano de segundo mandato no Parlamento de Chapecó. Uma grande conquista, avalia o vereador, foi a reabertura da 3ª Delegacia de Polícia, localizada no bairro Efapi, uma articulação que iniciou ainda em janeiro, sendo que o espaço foi reaberto em outubro. “Lutamos muito para que a região da Efapi tivesse uma Delegacia e agora está lá funcionando”.

Ainda na área da segurança pública, Fossá foi autor do pedido de sessão solene em homenagem aos policiais militares, civis, bombeiros e agentes prisionais, da ativa e aposentados, que fizeram parte do Centenário do município de Chapecó. Cerca de 300 agentes de Segurança Pública foram reconhecidos. Pedido para ampliação do efeito de policiais militares e civis e melhores condições de trabalho para eles foram feitos pelo vereador à Secretaria de Segurança Pública do Estado de SC.

Gabinete Virtual

Aproximar o cidadão do Poder Legislativo através da tecnologia. Esta é a principal proposta do “Gabinete Virtual”, uma inovação do mandato de Fossá. Através de uma reformulação completa em sua página na internet, agora a população pode fazer pedidos, enviar ideias ou baixar formulários, além de acessar links úteis, entre outros serviços. Para ele, é necessário que os políticos estimulem a prática da cidadania e apresentem ideias que vão de encontro com o que a sociedade deseja.

Transparência

Ainda, Fossá voltou a solicitar transparência nas listagens de pacientes que aguardam por consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias na rede pública municipal de Chapecó. A iniciativa ganhou parecer favorável da Procuradoria do Poder Legislativo e da Comissão de Legislação e Justiça e aguarda votação em plenário. Desde que assumiu o cargo na Câmara Municipal, em janeiro de 2013, Fossá luta por mais transparência na área da saúde e outros setores públicos.

Fiscalização

Em maio de 2016, Fossá foi à tribuna da Câmara denunciar que havia estudado o edital para troca da iluminação pública e constatado cláusulas que restringiam a livre concorrência, ou seja, que poderia haver direcionamento da licitação. Logo após, O vereador obteve dados de que o serviço poderia ser realizado por R$ 6 milhões, quase R$ 3 milhões a menos do que previsto no edital. Após isso, em maio de 2017, a prefeitura de Chapecó acabou anulando o edital de licitação.

Transporte

Por sugestão de Fossá, a Câmara de Vereadores formou uma Comissão Especial para acompanhar o edital de licitação do serviço público de transporte coletivo. Indicado pela bancada de oposição para compor a Comissão, o vereador solicitou a realização de audiências públicas nos bairros para ouvir a população e auxiliar na confecção de um edital que contemple com as principais demandas. O problema no transporte coletivo de Chapecó se arrasta desde 2010, quando encerrou a concessão.

Nepotismo

Fossá reapresentou o projeto que proíbe que parentes de vereadores sejam nomeados em cargo de comissão na prefeitura de Chapecó e vice-versa. A proposta visa acabar com o chamado nepotismo cruzado, dificultando, assim, a troca de favores entre figuras políticas de poderes distintos. Para o vereador, uma vez havendo qualquer dependência entre os poderes, toda a estrutura independente e harmônica acaba e ambos os poderes ficam viciados, ocorrendo troca de favores nas votações.

E-Cidadania

A Câmara de Vereadores aprovou o projeto de resolução, de autoria do vereador Cleiton Fossá, que cria o Programa e-Cidadania. A iniciativa visa estimular e possibilitar maior participação dos cidadãos, por meio da tecnologia da informação e comunicação, nas atividades legislativas, orçamentárias, de fiscalização e de representação do Poder Legislativo. Conforme a lei, qualquer cidadão pode apresentar ideias de projetos ou proposições através da página da Câmara.

Distrito Industrial

Através de uma moção de apelo, Fossá voltou a solicitar a implantação de um distrito industrial ou empresarial na grande região do bairro São Pedro. O principal objetivo da proposta é a viabilização de políticas públicas de geração de emprego, crescimento econômico e inclusão social na região leste do município, contemplando diretamente moradores dos bairros São Pedro, Bom Pastor, Boa Vista, Paraíso e São Lucas, locais onde é notória a falta de políticas públicas em geral.

Agentes

Também através de moção de apelo, o vereador solicitou à prefeitura uma série de demandas das Agentes Comunitárias de Saúde e das Agentes de Combate às Endemias. O principal ponto é a necessidade de alterar o horário de trabalho das Agentes, devido ao Horário de Verão. O pedido é para que as atividades de campo sejam realizadas pelo período matutino. A conversa entre Fossá e as agentes ocorreram nas visitas que o vereador realizou em várias Unidades de Saúde de Chapecó.

 

Bruno Pace Dori, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Veja também

FGTS emergencial, saiba como receber17/06/20 Em meio a uma crise sanitária e econômica, o auxílio proveniente do governo, contribui ativamente para o bem estar das famílias brasileiras. Para além do Auxílio Emergencial, outras ações são pensadas no intuito de contribuir e amenizar os impactos da pandemia. A exemplo da medida provisória 946, publicada em abril de 2020, que liberou um......
CPI: maioria decide arquivar relatório22/03/14 Chapecó - O relatório da CPI do Asfalto foi votado em plenário nesta sexta-feira (21). Para o vereador Cleiton Fossá, membro da Comissão, houve 'truculência'e 'falta de transparência'na condução da votação, sendo que até a justificativa de......
Transporte coletivo: novela não tem fim em Chapecó15/05/18 Chapecó – A demora no processo licitatório do transporte público coletivo de Chapecó, que se arrasta desde 2010, tem impactado diretamente nos usuários do sistema. Atualmente, mais de 70 mil pessoas utilizam......

Voltar para NOTÍCIAS