Postado em 10 de Maio de 2018 às 17h03

Cleiton Fossá propõe mudanças na Educação de Chapecó

Chapecó  Nesta quarta-feira, dia 9, o vereador Cleiton Fossá fez uma transmissão ao vivo, por meio das redes sociais, e ressaltou a educação como um dos direitos que, segundo o 6º artigo da Constituição Federal, precisa ser assegurado a população. A live abordou como tema principal Educação: Chapecó está fazendo o tema de casa?

De acordo com a prefeitura de Chapecó, o município conta com 41 Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs), 84 escolas de ensino fundamental e 30 de ensino médio. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foram realizadas 12.670 matrículas, de crianças entre 0 a 6 anos, mas cerca de 1700 ainda não têm acesso às creches e as turmas de pré-escola em Chapecó. Se a educação é direitos de todos, se a educação é o caminho para o desenvolvimento, por que ainda existe déficit de estrutura física e pessoal para atender essas crianças, ressaltou o vereador Cleiton Fossá.

Em 2015, o poder legislativo de Chapecó aprovou o Plano Municipal de Educação, que tem como objetivo qualificar o ensino, dar fim as desigualdades educacionais e promover a cidadania por meio de valores morais e éticos. Entretanto, segundo Fossá ainda há muitas lacunas em relação a estrutura, a segurança, alimentação e valorização dos professores, que também resulta na qualidade do ensino.

Segundo o vereador, o orçamento destinado a educação é de cerca de R$ 170 milhões, mas ainda é pouco para garantir a qualidade e acesso a esse direito que é como um pilar, a base para resolver outros problemas da sociedade, como a violência. Logo, valorizar os profissionais que atuam nesta área é essencial. Precisamos construir de forma democrática um plano de cargos de salários, os professores possuem um papel fundamental na educação e precisamos tratar de forma séria a valorização dessas pessoas e garantir a efetivação, concluiu.

Desde 2013 o vereador acompanha a prestação de serviços na área da educação. A última ação foi em novembro de 2017, Cleiton Fossá visitou centros de ensino infantil. Pais e responsáveis aguardavam nas filas durante a madrugada para garantir vagas para os seus filhos. Para resolver o problema, o vereador encaminhou um relatório para a Secretaria de Educação a fim de que pais e responsáveis pudessem adquirir senhas sem a necessidade de passar a noite no local. Além disto, Fossá retratou que extintores de incêndios, corrimão nas escadas, saídas e iluminação de emergências, para-raios e outros itens de segurança ainda faltam nos estabelecimentos de ensino. Logo, apontou medidas para solucionar as principais necessidades na área da educação: 

*Ampliar a quantidade de turmas na educação infantil;

*Divulgar listas de espera para que os pais possam acompanhar sua situação;

*Aumentar o quadro de educadores, bem como a valorização;

*Estruturas físicas adequadas;

*Alimentação escolar com 3,0% da agricultura familiar;

*Oferta do turno alternativo, por exemplo das 17h às 23h.

"Estou convencido desde 2014 que nós precisamos criar um programa de espaço infantil noturno, que não substitui o ensino pela parte da manhã ou tarde, mas que garante que crianças possam realizar atividades educativas em um espaço seguro já que muitos chapecoenses trabalham a noite", frisa Fossá.

 

Alessandra Favretto, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Foto: Site "Quem cuida"

Veja também

Fossá faz visitas e ouve lideranças24/07/14 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá tem aproveitado o mês de julho, que é de recesso parlamentar, para realizar visita à lideranças comunitárias em alguns bairros de Chapecó. O parlamentar explica que no período de recesso não são realizadas sessões na Câmara, porém, as atividades não param. 'Sem as sessões, resolvi estender as reuniões com algumas lideranças', diz. As reuniões, explica Fossá, são para......
Fossá garante apoio ao turismo rural31/01/14 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá apresentou mais propostas nas Audiências Públicas que estão discutindo o novo Plano Diretor de Chapecó. Desta vez, o foco da ação foi o interior do município. Fossá pediu a inclusão, no artigo 50, da atividade de turismo......

Voltar para NOTÍCIAS