Postado em 10 de Maio de 2018 às 17h03

Cleiton Fossá propõe mudanças na Educação de Chapecó

Chapecó  Nesta quarta-feira, dia 9, o vereador Cleiton Fossá fez uma transmissão ao vivo, por meio das redes sociais, e ressaltou a educação como um dos direitos que, segundo o 6º artigo da Constituição Federal, precisa ser assegurado a população. A live abordou como tema principal Educação: Chapecó está fazendo o tema de casa?

De acordo com a prefeitura de Chapecó, o município conta com 41 Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs), 84 escolas de ensino fundamental e 30 de ensino médio. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foram realizadas 12.670 matrículas, de crianças entre 0 a 6 anos, mas cerca de 1700 ainda não têm acesso às creches e as turmas de pré-escola em Chapecó. Se a educação é direitos de todos, se a educação é o caminho para o desenvolvimento, por que ainda existe déficit de estrutura física e pessoal para atender essas crianças, ressaltou o vereador Cleiton Fossá.

Em 2015, o poder legislativo de Chapecó aprovou o Plano Municipal de Educação, que tem como objetivo qualificar o ensino, dar fim as desigualdades educacionais e promover a cidadania por meio de valores morais e éticos. Entretanto, segundo Fossá ainda há muitas lacunas em relação a estrutura, a segurança, alimentação e valorização dos professores, que também resulta na qualidade do ensino.

Segundo o vereador, o orçamento destinado a educação é de cerca de R$ 170 milhões, mas ainda é pouco para garantir a qualidade e acesso a esse direito que é como um pilar, a base para resolver outros problemas da sociedade, como a violência. Logo, valorizar os profissionais que atuam nesta área é essencial. Precisamos construir de forma democrática um plano de cargos de salários, os professores possuem um papel fundamental na educação e precisamos tratar de forma séria a valorização dessas pessoas e garantir a efetivação, concluiu.

Desde 2013 o vereador acompanha a prestação de serviços na área da educação. A última ação foi em novembro de 2017, Cleiton Fossá visitou centros de ensino infantil. Pais e responsáveis aguardavam nas filas durante a madrugada para garantir vagas para os seus filhos. Para resolver o problema, o vereador encaminhou um relatório para a Secretaria de Educação a fim de que pais e responsáveis pudessem adquirir senhas sem a necessidade de passar a noite no local. Além disto, Fossá retratou que extintores de incêndios, corrimão nas escadas, saídas e iluminação de emergências, para-raios e outros itens de segurança ainda faltam nos estabelecimentos de ensino. Logo, apontou medidas para solucionar as principais necessidades na área da educação: 

*Ampliar a quantidade de turmas na educação infantil;

*Divulgar listas de espera para que os pais possam acompanhar sua situação;

*Aumentar o quadro de educadores, bem como a valorização;

*Estruturas físicas adequadas;

*Alimentação escolar com 3,0% da agricultura familiar;

*Oferta do turno alternativo, por exemplo das 17h às 23h.

"Estou convencido desde 2014 que nós precisamos criar um programa de espaço infantil noturno, que não substitui o ensino pela parte da manhã ou tarde, mas que garante que crianças possam realizar atividades educativas em um espaço seguro já que muitos chapecoenses trabalham a noite", frisa Fossá.

 

Alessandra Favretto, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Foto: Site "Quem cuida"

Veja também

Ensino remoto: 77% dos alunos da rede pública da região Sul fazem as atividades pelo celular28/08/20        Setenta e sete por cento dos alunos da rede pública da região Sul fazem as atividades de ensino remoto pelo celular. Os dados são de uma pesquisa do Instituto Datafolha sobre a educação não presencial com base em levantamento do mês de julho.        O sistema remoto está presente em Santa Catarina desde o dia......
FGTS emergencial, saiba como receber17/06/20 Em meio a uma crise sanitária e econômica, o auxílio proveniente do governo, contribui ativamente para o bem estar das famílias brasileiras. Para além do Auxílio Emergencial, outras ações são......
Vereador Fossá quer Câmara Regional em Chapecó01/08/13 O vereador Cleiton Fossá enviou ao Desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Cláudio Barreto Dutra, uma moção de apelo solicitando que se envie um projeto de lei para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina para que Chapecó tenha uma Câmara......

Voltar para NOTÍCIAS