Cleiton Fossá propõe mudanças na Educação de Chapecó
Chapecó –Nesta quarta-feira, dia 9, o vereador Cleiton Fossá fez uma transmissão ao vivo, por meio das redes sociais, e ressaltou a educação como um dos direitos que, segundo o 6º artigo da Constituição Federal, precisa ser assegurado a população. A live abordou como tema principal Educação: Chapecó está fazendo o tema de casa?
De acordo com a prefeitura de Chapecó, o município conta com 41 Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs), 84 escolas de ensino fundamental e 30 de ensino médio. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foram realizadas 12.670 matrículas, de crianças entre 0 a 6 anos, mas cerca de 1700 ainda não têm acesso às creches e as turmas de pré-escola em Chapecó. Se a educação é direitos de todos, se a educação é o caminho para o desenvolvimento, por que ainda existe déficit de estrutura física e pessoal para atender essas crianças, ressaltou o vereador Cleiton Fossá.
Em 2015, o poder legislativo de Chapecó aprovou o Plano Municipal de Educação, que tem como objetivo qualificar o ensino, dar fim as desigualdades educacionais e promover a cidadania por meio de valores morais e éticos. Entretanto, segundo Fossá ainda há muitas lacunas em relação a estrutura, a segurança, alimentação e valorização dos professores, que também resulta na qualidade do ensino.
Segundo o vereador, o orçamento destinado a educação é de cerca de R$ 170 milhões, mas ainda é pouco para garantir a qualidade e acesso a esse direito que é como um pilar, a base para resolver outros problemas da sociedade, como a violência. Logo, valorizar os profissionais que atuam nesta área é essencial. Precisamos construir de forma democrática um plano de cargos de salários, os professores possuem um papel fundamental na educação e precisamos tratar de forma séria a valorização dessas pessoas e garantir a efetivação, concluiu.
Desde 2013 o vereador acompanha a prestação de serviços na área da educação. A última ação foi em novembro de 2017, Cleiton Fossá visitou centros de ensino infantil. Pais e responsáveis aguardavam nas filas durante a madrugada para garantir vagas para os seus filhos. Para resolver o problema, o vereador encaminhou um relatório para a Secretaria de Educação a fim de que pais e responsáveis pudessem adquirir senhas sem a necessidade de passar a noite no local. Além disto, Fossá retratou que extintores de incêndios, corrimão nas escadas, saídas e iluminação de emergências, para-raios e outros itens de segurança ainda faltam nos estabelecimentos de ensino. Logo, apontou medidas para solucionar as principais necessidades na área da educação:
*Ampliar a quantidade de turmas na educação infantil;
*Divulgar listas de espera para que os pais possam acompanhar sua situação;
*Aumentar o quadro de educadores, bem como a valorização;
*Estruturas físicas adequadas;
*Alimentação escolar com 3,0% da agricultura familiar;
*Oferta do turno alternativo, por exemplo das 17h às 23h.
"Estou convencido desde 2014 que nós precisamos criar um programa de espaço infantil noturno, que não substitui o ensino pela parte da manhã ou tarde, mas que garante que crianças possam realizar atividades educativas em um espaço seguro já que muitos chapecoenses trabalham a noite", frisa Fossá.
Alessandra Favretto, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá
Foto: Site "Quem cuida"
Compartilhe!
Veja também
COVID-19: É preciso amar a vida e respeitar as pessoas 11/Jul/202011/07/20há 5 anos Sábado, 11 de Julho de 202011/07/2020Sentando em meio a cozinha de sua casa simples, no interior de Chapecó, Guilherme Nissola que usa uma máscara verde, relata com calma e serenidade a sua experiência com o novo Coronavírus. Uma experiência curiosa, que levou o jovem de 31 anos, a abandonar o trabalho e seguir outro rumo. Isso porque, Guilherme, acredita em si, e nas suas convicções.......
PIS-Pasep 2020: Abono salarial começa a ser pago nesta quinta16/Jul/202016/07/20há 5 anos Quinta-feira, 16 de Julho de 202016/07/2020Começa a ser pago nesta quinta-feira, 16, o abono salarial 2020/2021 de até R$ 1.045 a trabalhadores nascidos em julho (PIS) ou com benefício final 0 (Pasep), que não tenham conta nos bancos do Estado. O calendário de......
RESPEITO MÚTUO É LEI EM CHAPECÓ22/Fev/202222/02/22há 3 anos Terça-feira, 22 de Fevereiro de 202222/02/2022VOCÊ SABIA? É LEI EM CHAPECÓ: para cada cartaz alertando sobre o crime de desacato, às repartições públicas em Chapecó devem ter outro em igual tamanho e forma, alertando sobre os direitos dos......