Na data desta terça-feira (28), no ano de 2000 na cidade de Dakar, no Senegal, foi instituído o Dia Mundial da Educação para marcar o compromisso firmado com a educação mundial até o ano de 2030, por líderes de 164 países, inclusive o Brasil.
Celebrar o Dia Mundial da Educação, com alunos, professores e toda a comunidade escolar em casa, parece ironia. Mas não é, afinal, é necessário para preservar a vida.
O novo coronavírus, distanciou pessoas, fechou escolas, universidades e centros de educação. Contudo, possibilitou e potencializou a discussão de assuntos de enorme importância, como a educação.
Em um país como o Brasil, que infelizmente, enfrenta muitas desigualdades sociais, a educação pode ser um dos caminhos traçados para encontrar o equilíbrio social e econômico entre os cidadãos.
É necessário voltar os olhares para investimentos coerentes com a realidade brasileira, valorizar professores e todos os trabalhadores da área da educação. E para além disso, é necessário tratar a educação como uma porta de abertura para uma nova realidade.
Uma realidade mais justa, solidária, humana e desenvolvida.
Através da educação, a ciência é aprimorada e pesquisas de diferentes áreas são desenvolvidas, contribuindo em avanços que podem beneficiar em muitas questões que a nossa sociedade enfrenta.
A união de 40 pesquisadores da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) é um exemplo. Tendo em vista a falta de aparelhos médicos para o atendimento de pacientes infectados com a Covid-19, os pesquisadores apresentaram uma solução.
Desenvolveram um respirador utilizado em pacientes com sintomas respiratórios graves, para uso em emergências. A máquina, pode ser produzida em até duas horas e é 15 vezes mais barata que os aparelhos disponíveis no mercado.
Este é um inúmeros exemplos da atuação de pesquisadores, cientistas e estudantes em todo mundo, que trabalham na busca de soluções para este cenário epidêmico. Ações que são possíveis a partir da valorização da educação.
O papel do poder público nisso tudo é decisivo. São necessárias políticas públicas que fortaleçam o caminho de construção de uma nova sociedade pautada pela educação.
A comemoração do Dia Mundial da Educação em meio à pandemia do novo coronavírus nos mostra que a educação promove o desenvolvimento de um futuro melhor. Sairemos modificados desta pandemia, e na esperança de governantes mais compromissados com a educação de qualidade.
Tire dúvidas ou sugira conteúdos através do WhatsApp ou pelas redes sociais: Facebook e Instagram.
Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá