Postado em 15 de Dezembro de 2020 às 17h06

Fossá aprova Projeto de Lei do “IPTU Verde” em Chapecó

       Foi aprovado na última quinta-feira (10) o Projeto de Lei Complementar nº 3/2019 , de autoria do Vereador Cleiton Fossá, que institui o chamado IPTU Verde na cidade de Chapecó, agora o Projeto segue para sanção do Prefeito municipal.

       O objetivo é fomentar medidas que melhorem, preservem, protejam e recuperem o meio ambiente e a saudável qualidade de vida, mediante a concessão de benefício tributário aos contribuintes, proprietários de imóveis residenciais e não-residenciais de Chapecó.

       Dentre os inúmeros benefícios que o Projeto de Lei pode trazer ao município, estão a qualificação da paisagem urbana, bem como melhoria no controle da poluição, garantindo estímulos para a expansão das formas sustentáveis de construir e usufruir da do espaço urbano.

       O IPTU Verde beneficiará os proprietários de imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais que adotarem medidas tais como, instalação de sistema de captação da água da chuva; Sistema de reuso de água; Sistema de aquecimento hidráulico solar;

       Construção com materiais sustentáveis; Telhado verde; Sistema de aproveitamento energético solar; Separação e encaminhamento de resíduos sólidos inorgânicos para reciclagem; instalação de lixeiras separadas conforme normas para coleta seletiva do lixo;

       Disposição e manutenção de áreas verdes/permeáveis de acordo com a extensão total do imóvel, dentre outras medidas sustentáveis previstas no Projeto.

       O benefício previsto no Projeto de Lei 03/19 consiste na redução do IPTU, e pode ser cumulativo, ou seja, quanto mais medidas sustentáveis o proprietário do imóvel adotar e mais eficazes na proporção de seus resultados benéficos ao meio ambiente., maior será o desconto de IPTU. 

       O Vereador Cleiton Fossá destacou que "o estímulo ao desenvolvimento sustentável da cidade, aliado a consequente melhoria na qualidade de vida dos munícipes e as inovações tecnológicas é a questão central deste Projeto de Lei, o que está amplamente ancorado inclusive pelo Plano Diretor Municipal, que traz como um de seus princípios o Desenvolvimento Sustentável".



Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá

Veja também

Vereadores e Correios discutem sistema de numeração17/06/14 Chapecó - O sistema de numeração das residências de Chapecó e de atribuição dos CEPs voltou a ser assunto na Câmara de Vereadores de Chapecó na manhã desta terça-feira (17). Atendendo requerimento 113/14, do vereador Cleiton Fossá, participaram da sessão o diretor regional de Santa Catarina dos Correios, Paulo de Oliveira Andrade; o assessor de comunicação no Estado, Genésio da Silva; o gerente de atividades......
Seu voto tem preço? Ou tem valor?17/09/18 Falta pouco! Sete de outubro os eleitores poderão escolher os seus representantes políticos. É importante ressaltar que de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, o voto, além de um......

Voltar para NOTÍCIAS