Postado em 17 de Fevereiro de 2014 às 18h06

Fossá faz apelo por mais segurança em Chapecó

Vereador (224)Segurança Pública (12)Pedido (6)Moção (6)Cleiton Fossá (314)Chapecó (304)

Chapecó - O vereador Cleiton Fossá teve duas moções aprovadas na primeira semana de sessões em 2014. Presidente da Comissão de Segurança Pública e Cidadania, as duas moções são nesta área. Fossá lembra que somente neste ano 14 homicídios foram registrados em Chapecó, o que faz da cidade a primeira no Estado neste tipo de crime. Em 2013, foram 44 homicídios e mais quatro latrocínios, número bem acima da média para as cidades do porte de Chapecó. 

Além de cobrar o aumento do efetivo policial, o vereador está propondo que a Unidade Especializada em Homicídios de Chapecó tenha estrutura própria. Atualmente, ela funciona junto à Central de Polícia e conta apenas com um delegado e dois policiais. 'A polícia civil e militar desempenha bem suas atividades, mas a estrutura é muito precária. É necessário urgentemente aumentar o efetivo policial e disponibilizar estrutura material adequada', analisa Fossá.

A outra moção pede que o Governo do Estado realize um estudo para fixar o efetivo policial com o crescimento populacional, através de uma Lei. 'Assim não haverá defasagem de efetivo', comenta. Fossá explica que o número de policiais militares e civis no Estado e em Chapecó diminui ano a ano, embora a população cresça consideravelmente. Aprovadas por unanimidade e com subscrição, as duas moções serão encaminhadas à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Números

Conforme dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Chapecó possui 287 policiais militares e 90 policiais civis. Como a população de Chapecó é estimada em 198 mil habitantes, isso representa um policial militar para cada 690 habitante e um policial civil para cada 2.202 habitante. 'Isso se todos estivessem na rua trabalhando, mas há o regime de escala, os policiais em funções administrativas, em férias e afastados. Então, sobra aproximadamente um terço nas ruas', finaliza.

Veja também

Fossá pede que orçamento tenha participação popular09/12/14 Chapecó - O orçamento de Chapecó para 2015 foi analisado e aprovado pela Câmara de Vereadores de Chapecó no início desta semana. Embora tenha votado favorável à peça orçamentária, de R$ 691 milhões em 2015, o vereador Cleiton Fossá cobrou do governo municipal a participação da população na decisão do orçamento nos próximos anos. Fossá defende a integração do poder público com a sociedade, para solucionar os......

Voltar para NOTÍCIAS