Postado em 29 de Maio de 2018 às 22h00

Projeto regulamenta feiras livres de agricultores

Cleiton Fossá Chapecó – A regulamentação das feiras livres de agricultores familiares e de economia solidária em Chapecó está tramitando na Câmara de Vereadores, através do...

Chapecó – A regulamentação das feiras livres de agricultores familiares e de economia solidária em Chapecó está tramitando na Câmara de Vereadores, através do Projeto de Lei 97/2018, do Poder Executivo. A iniciativa é uma exigência do Ministério Público (MP) que, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), determinou que a prefeitura de Chapecó regulamente as feiras livres, após diversas denúncias de direcionamento e privilégio de determinado grupo de pessoas.

Existe em Chapecó 10 pontos de feira, com mais de 130 famílias envolvidas na produção primária e no processamento dos produtos coloniais. Os locais são no Centro, Calçadão, Efapi, Parque das Palmeiras, Presidente Médici, São Cristóvão, Bela Vista, Expoente, Santo Antônio e Cristo Rei. Mensalmente, esses espaços geram cerca de R$ 500 mil em movimentação econômica. ?Acredito que as feiras livres devem ser estimuladas e ampliadas pelo poder público?, diz Cleiton Fossá.

Para o vereador, a proposta de Lei visa tornar mais igualitário o acesso de agricultores às feiras livres. Entretanto, visando aperfeiçoar o projeto, Fossá está elaborando emendas. A primeira é que a forma de seleção dos agricultores seja realizada por processo seletivo e não por concorrência, conforme recomenda o MP. Além da agricultura familiar, o vereador quer a inserção de produtos medicinais e de pequenas economias solidárias, mas com priorização dos agricultores familiares.

Outra emenda que Cleiton Fossá apresentará é a priorização das feiras para agricultores familiares e de pequenas economias solidárias, evitando, assim, a concorrência desleal com agroindústrias e empresas. O vereador solicita também que a comissão que decidirá quem serão os classificados em processo seletivo para atuar nas feiras seja composta por membros das feiras, em número igual aos membros da prefeitura e de outros órgãos, portanto, tornando a escolha mais democrática.

Ainda, Cleiton Fossá defende que o processo seletivo deve ser divulgado nas mídias locais (TV, rádio e jornal), além de a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente ir em todas as comunidades do interior do município avisar do certame. O projeto prevê exigência de que os agricultores façam um curso de boas práticas de manipulação em alimentos todos os anos, o que Fossá entende ser uma exigência exagerada. Ele propõe que o curso seja exigido a cada dois anos.

 

Bruno Pace Dori, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Veja também

O desespero do vice-prefeito Buligon09/10/15 Chapecó - As insinuações feitas pelo vice-prefeito Luciano Buligon na imprensa, de que nosso mandato teria recebido informações privilegiadas do Ministério Público, é mais uma tentativa desesperada e patética de desviar o foco dos graves problemas que ocorrem em Chapecó. A denúncia que gerou um TAC entre o MP e a prefeitura de Chapecó, por falta de segurança nos estabelecimentos municipais de ensino, não corre em......
Estacionamento rotativo: problemas ainda persistem16/07/18 Chapecó – O estacionamento rotativo de Chapecó passou recentemente por mudanças. Desde o dia 2 de julho, começaram a funcionar os novos parquímetros. A principal alteração é o fim da......

Voltar para NOTÍCIAS