Postado em 29 de Março de 2022 às 09h54

Relembre: Fossá cria Programa e-Cidadania na Câmara de Vereadores de Chapecó

Desde 2017, a Resolução nº 5/2017, criada por Fossá, institui o Programa e-Cidadania, que visa estimular e possibilitar maior participação dos cidadãos, por meio da tecnologia da informação e comunicação, nas atividades legislativas, orçamentárias, de fiscalização e de representação do Poder Legislativo de Chapecó.

De acordo com o Programa e-Cidadania, qualquer cidadão pode apresentar ideias de projetos ou proposições através do Programa e-Cidadania, que será mantido em espaço específico na página da Câmara de Vereadores na internet. A pessoa poderá optar pelo tipo de assunto e propor a ideia, que precisa obter apoio de 5% do número de eleitores de Chapecó em até três meses.

Se conseguir apoio popular, a proposta começa a tramitar no Poder Legislativo, como se fosse de autoria de um vereador. O projeto terá o mesmo tratamento dado a todas as proposições previstas no Regimento Interno da Câmara e será encaminhada pela Secretaria da Casa às Comissões ou para a Assessoria Legislativa. Se avançar nas Comissões, o projeto de lei segue para votação em Plenário.

Essa possibilidade tão importante de participação popular já é bastante conhecida no Senado Federal, que possui o Portal e-cidadania desde 2012.

Mas em Chapecó, será que tem funcionado?


Cleiton Fossá
Advogado e Professor Universitário

Veja também

Cleiton Fossá apresenta requerimentos20/07/16 Chapecó - Durante o período de recesso parlamentar no mês de julho, o vereador Cleiton Fossá aproveitou para realizar visitas à comunidade. Na atividade interna do parlamento, ele apresentou dez requerimentos, todos de pedido de informações ao poder executivo. Os documentos serão analisados e votados na volta das sessões ordinárias, no início do mês de agosto. No requerimento 173/16, Cleiton Fossá solicita......
Dia do Consumidor: conheça os seus direitos15/03/18 Chapecó – O Dia dos Direitos do Consumidor é uma data mundial comemorada, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. Inspirada em um discurso do presidente dos EUA, John Kennedy, em 1962, diz que consumidor tem direito à......

Voltar para NOTÍCIAS