Postado em 14 de Abril de 2020 às 20h36

Requerimento do vereador Cleiton Fossá cobra agilidade e organização para a entrega dos alimentos do Pnae

Cleiton Fossá        Considerando tanto o aspecto econômico e social, o vereador, Cleiton Fossá, apresentou e aprovou nesta segunda-feira (13), na Câmara de Vereadores de Chapecó, o Requerimento...

       Considerando tanto o aspecto econômico e social, o vereador, Cleiton Fossá, apresentou e aprovou nesta segunda-feira (13), na Câmara de Vereadores de Chapecó, o Requerimento 62/20 (acesse aqui) que cobra explicações e medidas da Prefeitura de Chapecó em relação a distribuição de alimentos aos pais ou responsáveis dos estudantes de escolas públicas em meio à pandemia do novo Coronavírus.

       Com o isolamento social por meio de Decreto Estadual 38.679, os estudantes estão afastados da sala de aula desde o dia 19 de março. As prateleiras das escolas, seguem abastecidas de alimentos. E neste cenário posto, crianças e jovens, convivem com a fome diariamente, uma vez que, à alimentação escolar é tida como a principal refeição do seu dia. 

       Chapecó, de acordo com o Plano Municipal de Educação (2014/2016), ao todo, concentra 101 instituições que atendem à educação infantil, entre as quais 71 são da rede municipal, 4 comunitárias e 26 da rede privada. Conforme os dados do Projeto Político Pedagógico da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Chapecó, são cerca de 21.339 estudantes entre educação infantil e Fundamental. Em relação à alimentação servida aos escolares observa-se que às refeições servidas destaca-se o índice de 92% (762.674) são ofertadas na rede municipal de ensino. Em contrapartida a rede estadual serve 8% (66.807) das refeições ao mês.

       Os alimentos foram adquiridos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que oferece alimentação escolar e ações de alimentação escolar e nutricional a estudantes da rede pública de ensino. O repasse financeiro é realizado diretamente a estados e municípios e escolas federais, a partir de um cálculo que avalia o número de alunos e a modalidade de ensino. 

       Neste cenário, e avaliando a atual conjuntura de pandemia do novo Coronavírus, é preciso assegurar a segurança alimentar dos estudantes. Por isso, a busca para compreender como está sendo realizado o monitoramento das crianças, bem como, a identificação e a entrega da merenda escolar. Os questionamentos vão além das medidas de distribuição dos alimentos do PNAE, mas também, qual será o papel da Prefeitura de Chapecó para amenizar e regularizar a situação. 

       Cleiton Fossá comenta que a população merece esclarecimentos e com esse requerimento, as famílias daqueles estudantes que possuem na merenda escolar a sua principal alimentação, podem acessar os alimentos rapidamente. “Desinformação leva ao desconhecimento, e o desconhecimento nesse caso leva a dificuldade de acessar o serviço. Estudantes da nossa rede municipal de ensino precisam acessar o mais rápido possível esse alimentos. Quem tem fome não pode esperar”, salienta. 

       O documento aprovado na Câmara de vereadores não é o único material apresentado pelo parlamentar. No dia 01 de março já tramitava outro Requerimento (60/20 - acesse aqui), cobrando detalhes sobre a operacionalização da entrega dos alimentos. O requerimento foi apresentado posteriormente a fala em coletiva de imprensa da Prefeitura Municipal de Chapecó, no dia 20 de março, sobre sobre a monitoria que os estudantes estão através  das equipes de gestão, conselhos de pais e mestres.

       Além disso, os requerimentos foram destinados a apreciação antes da sanção presidencial da Lei 13.987, de 07 de abril de 2020, que autoriza de imediato a distribuição dos alimentos. 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá
 


  • Cleiton Fossá -

Veja também

Fossá diz que bancos deixam de pagar R$ 10 mi à prefeitura14/08/14 Chapecó - Evitar a sonegação de impostos e aumentar a arrecadação de Chapecó. Estes são os principais objetivos do requerimento apresentado pelo vereador Cleiton Fossá na Câmara de Vereadores de Chapecó. Conforme Fossá, existe um hábito negligente dos municípios brasileiros no que diz respeito a falta de cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS) nas atividades bancárias, que deve ser pago às prefeituras pelas......
Fossá tem moção aprovada03/12/13 Chapecó - A Câmara de Vereadores de Chapecó aprovou moção de apoio pela aprovação do Projeto de Lei 6/2007, de autoria do deputado Mendes Ribeiro, que declara feriado forense aos advogados nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, inclusive,......
População tem direito a todos os serviços na saúde31/07/18         A situação precária da saúde em Chapecó tem feito com que, diariamente, muitas pessoas precisem buscar seus direitos para conseguir algum medicamento ou acesso a médico especialista, exame......

Voltar para NOTÍCIAS