Postado em 09 de Agosto de 2018 às 11h54

Tecnologia e Inovação precisa se consolidar no Oeste

Cleiton Fossá Chapecó – “A efetivação do Parque Científico e Tecnológico de Chapecó é essencial para o desenvolvimento social e econômico da região Oeste de Santa...

Chapecó – “A efetivação do Parque Científico e Tecnológico de Chapecó é essencial para o desenvolvimento social e econômico da região Oeste de Santa Catarina”. Assim, define o vereador Cleiton Fossá a importância da retomada da obra, que iniciou ainda em 2014 e estava parada, uma vez que a empresa responsável abandonou a construção, após enfrentar problemas financeiros. Agora, uma nova empresa foi contratada e a expectativa é que a obra seja entregue em fevereiro do próximo ano.

O Parque de Chapecó é um dos 13 Centros de Inovação que estão em construção em Santa Catarina, através do Governo do Estado, em um projeto tripartite, que envolve prefeituras e universidades. Cleiton Fossá afirma que somente no passado as empresas de tecnologia e inovação movimentaram R$ 15 bilhões em Santa Catarina, o que já representa 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense. “Os Centros de Inovação precisam ser consolidados, a fim de fomentar e expandir a economia estadual”.

Conforme Cleiton Fossá, o Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) possui 110 empresas integradas que, juntas, geram mais de três mil empregos diretos e movimentam cerca de R$ 300 milhões por ano. “Tecnologia e inovação é uma matriz econômica emergente e necessita que seja fomentada, especialmente na região Oeste, sendo alternativa ao polo agroindustrial”. Para ele, o crescimento desta nova matriz é primordial na geração de mais empregos e no aumento da produção tecnológica.

Além do Parque, Cleiton Fossá lembra que o Deatec trabalha para tirar do papel o Condomínio Tecnológico. “Já há uma área de terra, agora precisamos viabilizar a estrutura. Nós agentes públicos não podemos largar nas costas dos empresários”. O projeto consiste em uma área comum destinada a ocupação por empresas de base tecnológica que compartilharão de serviços e estruturas, permitindo a centralização do setor. “Possibilitará a interação entre as empresas e a troca de conhecimento”, diz.

Cleiton Fossá foi um dos principais apoiadores da Política Municipal de Incentivo à Inovação e Tecnologia, conhecida como Lei da Inovação. A Câmara de Chapecó realizou, através de proposta do vereador, três reuniões de trabalho com o objetivo debater e ajudar na construção do Projeto de Lei, aprovado em 2013. Recentemente, no dia 4 de junho, Fossá promoveu audiência pública para tratar sobre a retomada da obra do Parque Científico e Tecnológico de Chapecó e o gerenciamento do local.

 

Bruno Pace Dori, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Importância da Tecnologia e Inovação

Veja também

Projeto aprovado das PPPs é um perigo, diz Fossá07/08/15 Chapecó - O projeto 68/15, que institui o programa de Parcerias Público-Privadas em Chapecó, foi aprovado pela maioria dos vereadores na sessão realizada quinta-feira (6). Embora eu seja favorável às PPPs, desde que busquem desenvolver regiões carentes de serviços e estruturas públicas, votei contrário ao projeto devido a diversos favores. Falta de controle social na definição do que será concedido à iniciativa......
Saúde não é favor, é obrigação do gestor público!02/12/19         Não é nenhuma novidade que Chapecó está entre as melhores cidades para se viver dentro do Estado de Santa Catarina. Nos destacamos até mesmo no cenário nacional. Somos também,......

Voltar para NOTÍCIAS