Postado em 16 de Janeiro de 2020 às 15h28

Vereador Cleiton Fossá é o mais atuante de Chapecó em 2019


        Chapecó - Estamos entrando no último ano de mandato. E sempre vem uma pergunta em nossa mente: o que o seu vereador está fazendo?

        Essa é uma questão bastante pertinente, pois como cidadão, você tem o direito do voto e também a obrigação de acompanhar os representantes do poder legislativo e executivo. E nesses anos de mandato, conseguimos deixar a nossa marca na política chapecoense.

        Sempre presente, intensifiquei minha atuação em prol dos cidadãos da nossa querida Chapecó. Seja por meio do Gabinete Virtual, pelo WhatsApp ou até mesmo pelas Redes Sociais, nossa equipe esteve sempre a postos para atender o cidadão chapecoense.

        Nunca poupei esforços e estou dando encaminhamentos a todos os pedidos e solicitações que chegam até o mandato.

 

Os números falam por si só!

        Somente entre janeiro e dezembro de 2019 foram:

  • 43 Emendas, o que representa 50,58% do total;
  • 77 Requerimentos, o que representa 28,51% do total;
  • 28 Projetos de Lei e Resoluções, o que representa 26,41% do total;
  • 170 Indicações, o que representa 16,79% do total;
  • 23 Moções, o que representa 9,74% do total.

        Também busco ser bastante atuante na internet. Para facilitar a vida das pessoas, lancei o Gabinete Virtual, onde estimulo as pessoas a participarem de forma mais intensiva do mandato.

        Ou seja, por meio do Gabinete Virtual, a população pode apresentar demandas e ideias, bem como ter acesso a Requerimentos de vagas em CEIM's, Escolas, procedimentos médicos e para medicamentos, por exemplo.

        Acredito que os vereadores precisam atender prontamente a população. Afinal, somos eleitos para isso. Sendo assim, solicitações e sugestões dos munícipes precisam ser ouvidas com frequência, e a internet é um excelente meio para agilizar esse processo.

        Mas, quem acha que fico somente atrás de uma tela de computador respondendo aos cidadãos, está muito enganado. Procuro sempre estar em contato direto com a população em encontros periódicos em bairros e comunidades.


Gabinete Virtual: uma aproximação maior com a população

        Nos dias atuais, boa parte da população possui um smartphone, computador ou notebook. A internet já é realidade na vida de quase todos os chapecoenses.

        Nesse sentido, o Gabinete Virtual tem a finalidade de aproximar o cidadão do poder legislativo. É lá que o povo poderá ter voz, por meio de três opções:

  • Denuncie Aqui - Um espaço feito para todos os chapecoenses denunciarem irregularidades além de poderem fazer pedidos de melhorias nas ruas e bairros;
  • Você Vereador - Espaço onde qualquer pessoa pode apresentar uma ideia que possa ser transformada em um Projeto de Lei;
  • Requerimento de Informação - Onde é possível baixar um modelo de pedido de informação enviando o formulário diretamente para o local desejado.

        O Gabinete Virtual estimula a cidadania ao possibilitar maior participação dos cidadãos. Por isso acredito ser esse um recurso absolutamente importante de aproximação entre cidadãos e parlamentares.


Minha atuação como Vereador

        Embora meu desejo seja de atender todos os pedidos que recebo, nem sempre isso é possível, pois como vereador tenho um papel limitado na democracia de uma cidade.

        Sendo assim, apenas posso apresentar projetos que não geram custos para a prefeitura e fazer pedidos por meio de Indicações e Moções. Também, como vereador, posso solicitar informações com requerimentos e fiscalizar os atos administrativos da prefeitura.

        Todos as demandas e sugestões que os cidadãos me apresentam, seja pelo Gabinete Virtual, Redes Sociais ou WhatsApp, viram algum encaminhamento prático. Ainda, estou atento ao que ocorre no poder executivo. Sempre lembro que a missão do meu mandato é defender os direitos das pessoas.

 

Entendendo como são realizados os encaminhamentos

        São muitos os pedidos que recebo por meio do Gabinete Virtual, WhatsApp, redes sociais e pessoalmente.

        Eles variam desde a manutenção de uma rua até a reposição de uma lâmpada queimada. Esses pedidos são, portanto, transformados em uma Indicação que é encaminhada ao setor responsável da prefeitura.

        Mas nem sempre são atendidos. Dessa forma, acabo lamentando, pois nem sempre a solicitação é atendida pelo poder executivo, ou seja, a prefeitura.

        Reitero, um vereador também pode solicitar informações à prefeitura ou algum outro órgão público por meio dos requerimentos. Se estes forem aprovados pela maioria simples dos vereadores, nas sessões da Câmara, o envio dos dados que foram solicitados se torna obrigatório. 

        A tecnologia facilitou a participação da população, tanto no mandato dos vereadores quanto no mandato do prefeito. Com isso, as ideias e sugestões que chegam por meio dos mais variados canais, podem, inclusive, virar um Projeto de Lei. Eu acho isso fantástico!


Iniciativa Popular, a voz do povo representada pelo vereador

        Sei que fui eleito pelo povo, e que preciso trabalhar, portanto, para o povo. Por isso dei início à campanha de iniciativa popular "Basta! Temos que Mudar!", onde são previstas três medidas:

  • Proibição de pessoas não qualificadas para exercer cargo comissionado;
  • Proibição de nomeação de parentes de vereadores na prefeitura;
  • Proibição de vereador assumir cargo na prefeitura.

        O povo está cansado dessa velha política que acaba comprometendo, inclusive, a qualidade do serviço público. Não concordo que os políticos trabalhem em benefício próprio e por isso quero dar um BASTA nessa situação!

        E isso somente é possível com a ajuda de toda a população que precisa assinar o abaixo assinado, onde são necessárias, aproximadamente, 8 mil assinaturas.


Os números dizem por si só!

        Para reforçar minha atuação como vereador nada melhor do que expor os números do meu mandato de janeiro de 2019 até dezembro de 2019:

  • 43 Emendas - Representa 50,58% do total;
  • 77 Requerimentos - Representa 28,51% do total;
  • 28 Projetos de Lei e Resoluções - Representa 26,41% do total;
  • 170 Indicações - Representa 16,79% do total;
  • 23 Moções - Representa 9,74% do total.

        Como é possível ver, de 21 vereadores atuantes e mais 4 suplentes, atingi sozinho 50,58% do total das emendas apresentadas na câmara. Os números acima falam por si só, em como venho trabalhando para a população de Chapecó.

        Acredito que esse deve ser o caminho que todo representante eleito pelo povo deve seguir. Pois, se todos os vereadores cumprirem a sua parte, teremos uma cidade muito melhor e mais justa para todos.

        E cabe somente a você, cidadão e cidadã chapecoense, cobrar o seu vereador, afinal fomos eleitos para representar o interesse das pessoas!


 

Cleiton Fossá

Advogado, professor universitário e vereador por Chapecó

Veja também

Projeto aprovado das PPPs é um perigo, diz Fossá07/08/15 Chapecó - O projeto 68/15, que institui o programa de Parcerias Público-Privadas em Chapecó, foi aprovado pela maioria dos vereadores na sessão realizada quinta-feira (6). Embora eu seja favorável às PPPs, desde que busquem desenvolver regiões carentes de serviços e estruturas públicas, votei contrário ao projeto devido a diversos favores. Falta de controle social na definição do que será concedido à iniciativa......
Controle de zoonoses em discussão na Câmara09/09/15 Chapecó - O plenário da Câmara de Chapecó aprovou, na sessão da tarde desta quarta-feira, pedido de autoria do vereador Cleiton Fossá para a realização de Audiência Pública para discutir a política pública municipal de controle de zoonoses. Conforme Fossá, o......
Cleiton Fossá é o vereador mais atuante da Câmara de Chapecó12/07/18 Chapecó – Nos primeiros dois anos desse segundo mandato, o vereador Cleiton Fossá tem intensificado a atuação em prol dos cidadãos chapecoenses. Seja através do Gabinete Virtual, WhatsApp ou pelas Redes Sociais,......

Voltar para NOTÍCIAS