Agosto Lilás: Um Mês de Conscientização e Compromisso com a Vida das Mulheres
Agosto é um mês emblemático na luta contra a violência doméstica e familiar. Criado como forma de homenagear a Lei Maria da Penha, o Agosto Lilás é mais do que uma campanha: é um chamado à responsabilidade coletiva por uma sociedade onde mulheres possam viver com dignidade, respeito e segurança.
A cada ano, milhares de brasileiras enfrentam situações de violência dentro de seus próprios lares, um ambiente que deveria ser sinônimo de proteção. Os números revelam uma realidade alarmante, mas também indicam a urgência de políticas públicas efetivas, da atuação das instituições e da conscientização da população.
É necessário reconhecer que o enfrentamento à violência contra a mulher exige muito mais do que campanhas simbólicas . É preciso garantir estruturas de apoio, como delegacias especializadas, casas de acolhimento e redes de atendimento psicossocial, como temos hoje a DPCAMI, que atua no acolhimento, investigação e encaminhamento de casos relacionados à violência contra as mulheres, também e idosos.
A importância do Agosto Lilás está em lembrar que a violência contra a mulher não é um problema privado, mas também uma questão de saúde pública, de direitos humanos e de justiça. É de responsabilidade coletiva, da sociedade e de cada um de nós, romper o silêncio e agir. Neste mês, reafirmamos nosso compromisso com a vida, a integridade e a liberdade das mulheres. E seguimos lutando por uma Chapecó, por uma Santa Catarina e também um Brasil, onde todas possam viver sem medo.
Compartilhe!
Veja também
Fossá relata CEIMs com obras atrasadas25/Mai/201525/05/15há 10 anos Segunda-feira, 25 de Maio de 201525/05/2015Chapecó - Cumprindo o papel constitucional de fiscalizar, o vereador Cleiton Fossá esteve em seis Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs) de Chapecó cujas obras foram concluídas ou estão em andamento. O parlamentar ressaltou que em dois deles, no bairro Paraíso e loteamento Dom José Gomes, as obras foram concluídas ainda em 2013, mas os prédios seguem fechados. Devido ao longo período inativo, os CEIMs foram......
Chapecó investiga 19 casos e segue com 5 confirmados do novo coronavírus02/Abr/202002/04/20há 5 anos Quinta-feira, 02 de Abril de 202002/04/2020 A prefeitura municipal de Chapecó não confirmou novos casos do novo coronavírus, e mantém o número cinco de pacientes confirmados com a doença. Destes cinco casos confirmados, dois já......