Postado em 23 de Abril de 2018 às 10h03

Cleiton Fossá propõe Programa Matrícula Sem Fila

Cleiton Fossá | Vereador Chapecó – Todos os anos a cena se repete em Chapecó: pais acampados em frente aos estabelecimentos de ensino esperando para efetuar a matrícula ou rematrícula de seus filhos. Preocupado...

Chapecó – Todos os anos a cena se repete em Chapecó: pais acampados em frente aos estabelecimentos de ensino esperando para efetuar a matrícula ou rematrícula de seus filhos. Preocupado com a situação, o vereador Cleiton Fossá apresentou o Projeto de Lei 045/18, que dispõe sobre a matrícula eletrônica na rede municipal de ensino de Chapecó, o Programa “Matrícula Sem Fila”. O vereador já havia apresentado a ideia como à Secretaria de Educação, sendo que agora o fez por meio de Projeto de Lei.

Conforme Cleiton Fossá, a medida busca acabar com a fila nas madrugadas para matrículas, rematrículas ou transferências de alunos na rede municipal infantil de Chapecó. A proposta é que este processo seja informatizado e, via internet, os pais possam realizar a matrícula, rematrícula ou transferência de seus filhos, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, incluindo ainda a Educação Especial e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Projeto de Lei está em tramitação na Câmara de Vereadores.

A ideia da iniciativa é que o Programa seja composto por duas fases. A primeira fase é responsável por oferecer a totalidade de vagas disponíveis na Educação Infantil I e II (Creche e Pré-Escola), Educação Especial, Ensino Fundamental e EJA das unidades escolares. A segunda fase oferece as vagas remanescentes da primeira nas mesmas modalidades. A renovação de matrícula será garantida de forma automática para continuidade de estudos na mesma unidade escolar em que o aluno já frequenta as aulas.

O vereador solicita que no período de matrículas as unidades escolares fiquem à disposição dos pais que não possuem acesso à internet, com servidores, para a efetuação das inscrições. “O objetivo do Programa é garantir o melhor atendimento aos chapecoenses na hora de matricular os alunos. Quando desburocratizamos e garantimos o atendimento via internet, os pais e responsáveis podem, de qualquer lugar, através do celular, resolver a questão da matrícula e confirmar a vaga dos seus filhos”, diz Fossá.

Em novembro de 2017, no período de matrículas e rematrículas, o vereador Cleiton Fossá percorreu diversos CEIMs durante a madrugada e, além de constatar as filas, conversou com os pais e familiares de alunos a respeito do problema. Na ocasião, ele elaborou um relatório e encaminhou para a Secretaria de Educação, com o objetivo de auxiliar o Poder Executivo e evitar que a situação se repita. Porém, como nenhuma medida foi efetivamente adotada, Fossá resolveu apresentar uma proposta via Projeto.

 

Bruno Pace Dori, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Veja também

Chapecó tem dois pacientes curados do novo coronavírus01/04        Em meio ao cenário de incertezas e preocupações, chegam boas notícias. Uma delas foi repassada na manhã desta quarta-feira (01), pela prefeitura municipal de Chapecó, sobre a cura de dois pacientes confirmados com o novo coronavírus.        O município ao todo registra 45 casos notificados, cinco casos......
Cleiton Fossá lança vídeo contra a venda do voto14/09/18 Chapecó – Candidato a deputado estadual em Santa Catarina, Cleiton Fossá lançou em suas redes sociais nesta sexta-feira, dia 14, um vídeo contra a venda do voto. Na peça, ele solicita uma reflexão dos......

Voltar para NOTÍCIAS