Postado em 15 de Agosto de 2020 às 17h11

Como se proteger dos principais golpes virtuais durante a pandemia da Covid-19


       Estar conectado a internet durante a maior parte do dia - e da noite - não é mais visto com estranheza. A pandemia da Covid-19 acelerou o acesso à tecnologia e ao uso dos aparelhos eletrônicos. Apesar do avanço tecnológico, é preciso estar atento aos golpes virtuais que tem causado graves prejuízos financeiros aos brasileiros. 

       Segundo pesquisa realizada pela Refinaria de Dados, empresa especializada na coleta e análise de informações digitais, a busca de informações pessoais e bancárias de brasileiros cresceu 108% no período entre 20 de março e 18 de maio.

       A empresa relatou que durante isolamento social, as mensagens feitas pelos criminosos para atrair a atenção dos brasileiros quase sempre mencionavam as palavras Covid, Auxílio e Caixa - expressões que mais cresceram no período. Cerca de 40% das mensagens tinham a palavra Covid; 36%, Auxílio; e 33%, Caixa.

       Os principais golpes tem acontecido por meio do whatsapp, relacionados justamente ao Coronavírus (Covid-19) ou ao Auxílio Emergencial. Um dos golpes que as pessoas tem sofrido é o recebimento de uma ligação ou mensagem do whatsapp com foto de uma pessoa conhecida, como amigo ou parente, por exemplo.

       A pessoa pode solicitar uma transferência de dinheiro ou de depósitos alegando estar em uma situação de emergência. É importante estar atento e não ser levado pela emoção. Para não cair nesse golpe, é possível desligar a chamada e conferir com o número oficial da pessoa ou tentar contato pessoalmente para verificar se a situação de urgência está realmente acontecendo.

       A conta do whatsapp também pode ser mais segura. É possível acessar "Configurações" e em seguida "Confirmação em duas etapas", inserir uma senha, não contá-la a ninguém e garantir maior proteção para sua conta pessoal.

      Em relação ao Auxílio Emergencial, os casos relatos tem sido de recebimento de mensagens como se fosse a Caixa Econômica Federal. Centenas de aplicativos falsos foram criados e por esse motivo é importante consultar a agência e informar-se pessoalmente ou baixar somente o aplicativo institucional do Auxílio Emergencial: o CAIXA TEM

       No aplicativo, é possível acessar informações sobre o Auxílio Emergencial, benefícios e programas sociais, além de informações ao trabalhador como FGTS, Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego.

       Outro golpe comum envolve o recebimento de mensagens do Ministério da Saúde solicitando dados pessoas. O órgão pode efetuar ligação, mas somente com perguntas específicas relacionadas à saúde da pessoa. Esses órgãos não enviam mensagens e não solicitam dados pessoais. 

       Os crimes virtuais, aplicados por meio de dispositivos móveis, como smatphones ou notebooks podem ser denunciados por meio de Boletim de Ocorrência em uma Delegacia ou em Delegacias de Polícia especializadas em crimes cibernéticos. 

       É importante reunir provas, como fotos da tela (prints), informações e mensagens recebidas e todo material que for possível reunir para fundamentar a denúncia do caso.

Participe, apresente sua demanda ao vereador e fique por dentro da atuação do mandato por meio das nossas redes sociais: Facebook - Instagram e nosso WhatssApp.


Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá

Veja também

Cleiton Fossá é oficializado pré-candidato a deputado estadual18/09/17 Chapecó - Na noite de sexta-feira foi realizado em Chapecó o grande encontro regional do PMDB como parte do Projeto 15 em Movimento. Estiveram presentes o presidente estadual do PMDB, deputado federal Mauro Mariani, o presidente do partido em Chapecó, deputado federal Valdir Colatto, o vice-governador Eduardo Moreira, o senador Dário Berger, o deputado federal Celso Maldaner, os ex-governadores Casildo Maldaner e......
Inpire-se: Ser mãe é ser especial10/05/20 Força, coragem, determinação, muito amor e carinho são algumas palavras que descrevem as mulheres que receberam a missão de serem mães. A Marci Colto, chapecoense de coração, que leva consigo uma......

Voltar para NOTÍCIAS