Postado em 02 de Julho de 2020 às 15h33

Documento digital de veículos está disponível em todo o Brasil

Cleiton Fossá | Vereador Todos estados e o DF já aderiram ao sistema que possibilita a versão digital do documento do veículo. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o sistema está disponível para todo...

Todos estados e o DF já aderiram ao sistema que possibilita a versão digital do documento do veículo. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o sistema está disponível para todo o país, a partir desta quarta-feira, 1.

Para acessar o documento, basta abrir o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), e no local também será possível acessar à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A versão online pode ser acessada com ou sem internet, uma vez que, o aplicativo gera arquivo PDF com assinatura digital, possibilitando segurança e garantia de autenticidade ao documento.

Caso o motorista sentir necessidade de obter um documento físico, basta imprimir em qualquer impressora, pois a autenticidade da impressão seria garantida pelo QR Code presente do CRLV.

Contudo, segundo a normativa, se o motorista sair do Brasil com o carro, será preciso portar o documento impresso.

De acordo com o último balanço anunciado, no Brasil há 4,083 certificados digitais de veículo que começaram a ser emitidos no fim de 2018. A versão apresenta informações do documento impresso e dados atualizados sobre a pendência recall.

A emissão é inteiramente online e não é necessário comparecer ao Departamento de Trânsito (Detran) para obter o documento.

No Brasil essa medida, segundo a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é obrigatória, e todos os estados precisam aderir até o dia 31 de julho de 2020.

O documento está disponível no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). 

Carteira Digital de Trânsito

Disponível para sistema Android e IOS

 

>>> Fique por dentro da atuação de Cleiton Fossá pelo WhatsApp, ou através das redes sociais: Facebook e Instagram.



Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

    Veja também

    Projeto na área da habitação também é rejeitado27/06/14 Chapecó - Mais um projeto de autoria do vereador Cleiton Fossá acabou rejeitado pela base governista na Câmara de Vereadores de Chapecó. Desta vez, a iniciativa era na área da habitação. O projeto 005/14 previa a divulgação da lista de espera dos cidadãos cadastrados para acessar programas habitacionais. Conforme Fossá, isso evitaria 'fura-fila', ou seja, que pessoas sejam colocadas na frente das outras. O......
    Produção de biocombustíveis como alternativa sustentável04/07/18 Chapecó – O mandato do vereador Cleiton Fossá frisa a importância de iniciativas que possam colaborar para o meio ambiente. Por conta disto, a pedido dos moradores, o mandato visitou o bairro Vila Rica, que há mais de dez anos......
    Transporte coletivo: novela não tem fim em Chapecó15/05/18 Chapecó – A demora no processo licitatório do transporte público coletivo de Chapecó, que se arrasta desde 2010, tem impactado diretamente nos usuários do sistema. Atualmente, mais de 70 mil pessoas utilizam......

    Voltar para NOTÍCIAS