Em Chapecó, mais de 3.900 famílias moram em área rural, cerca de 16 mil pessoas. A agricultura familiar é uma dentre as principais fontes de renda dos moradores do interior, também é considerada nas pesquisas realizadas pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que aponta que 80% da comida produzida no mundo todo vem das atividades da agricultura familiar. De acordo com o o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, os agricultores são responsáveis por cerca de 40% da economia do município, que envolve o processo agrícola, industrialização e produto até chegar ao consumidor.
Considerando a importância de melhor qualidade de vida dos moradores interiorinos, o vereador Cleiton Fossá ressalta a relevância de realizar manutenções frequentes nas estradas do interior. "O mandato recebe inúmeras reclamações sobre as péssimas condições das estradas, tanto dos moradores -que necessitam de vias melhores para realizar atividades da agricultura, ou vir para a cidade para ter acesso a outros direitos básicos, como educação e saúde-, quanto de empresários que realizam negócios com agricultores. É essencial manter a manutenção contínua das estradas", diz.
O Rafael Antunes, morador da Linha Campinas, conta suas dificuldades para transitar na estrada. "A situação é precária, já estraguei diversas vezes o meu carro, parece que somos esquecidos", afirma. Já a Ivanete Angoleri, da Linha Palmital dos Fundos, relata outro problema que interfere também no acesso a educação de crianças, "Os ônibus que levam as crianças para a escola tem dificuldade para transitar quando chove. A manutenção é rara, e quando é feita não é realizada em todas as estradas, apenas onde o ônibus passa", frisa.
O município de Chapecó tem cerca de 1.420 quilômetros de estradas do interior, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Valdir Crestani. Uma das maiores responsáveis das modificações das estradas do interior é a chuva. A falta dela resulta nas rachaduras e buracos nas vias, já o excesso de chuva deixa as estradas lamacentas e os atoleiros se tornam armadilhas para os cidadãos.
Tunápolis, Santa Catarina, é um exemplo de qualidade quando o assunto diz respeito as estradas do interior. O município, de aproximadamente cinco mil habitantes, investe para garantir boa qualidade de vida e estradas acessíveis. Para assegurar a boa manutenção, o município adotou um padrão para as estradas do interior: oito metros de largura e inclinação de 15° para escoar a água da chuva. Perceberam também a necessidade capacitar funcionários e chefe de obras, principalmente para a retirada das pedras irregulares. "O Executivo de Chapecó poderia procurar exemplos de municípios que mantém as estradas com a manutenção devida, e aplicar no nosso municípios para garantir melhores condições aos moradores do interior", conclui Fossá.
Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá.
Compartilhe!
Veja também
Fossá mostra desacordo com o estacionamento rotativo06/Abr/201606/04/16há 9 anos Quarta-feira, 06 de Abril de 201606/04/2016Chapecó - O vereador Cleiton Fossá voltou a mostrar seu desacordo com o atual sistema de estacionamento rotativo de Chapecó. Nesta semana, a prefeitura de Chapecó determinou à empresa concessionária Caiuá que a área de abrangência da Zona Nobre seja ampliada na área da rua Uruguai. Fossá não é contra a proposta, mas exige que a administração municipal fiscalize a empresa concessionária para garantir número de......
Coronavírus - Entenda o que é a Doença e saiba o que fazer!17/Mar/202017/03/20há 5 anos Terça-feira, 17 de Março de 202017/03/2020 Eventos cancelados, aulas canceladas, cidades vazias e uma epidemia que assusta, adoece e pode levar a morte. A doença causada pelo Coronavírus recebeu o nome de Covid-19, e teve os primeiros casos registrados em 2019,......
Refletir é um ato de coragem31/Jul31/07há 1 mês Quinta-feira, 31 de Julho de 202531/07/2025A política não é espetáculo. É compromisso com a realidade! Vivemos um tempo em que a política se transformou num jogo de torcida: “nós contra eles”. Nesse jogo muitos escolhem seu “time” (da esquerda ou da direita) não por um projeto de país, mas pela......