Postado em 10 de Abril de 2018 às 14h59

Gestão pública: ➕eficiência➖ apadrinhamento

Chapecó – O uso da máquina pública desequilibra os pleitos eleitorais. Logo, a grande maioria dos que estão em cargos eletivos não fazem esforços para realizar uma reforma política ampla que proporcione iguais condições.

Segundo o vereador Cleiton Fossá, "Infelizmente, entra governo, sai governo e a história é a mesma, a fim de assegurar a maioria na Câmara de Vereadores, negociam cargos de confiança com o propósito de garantir a governalibilidade, ou seja, esquecem que foram eleitos para legislarem em favor da população e votam pela manutenção de seus cargos".

Umas das práticas que prejudicam a gestão pública é o nepotismo, pois se caracteriza pela contratação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau e é uma prática proibida por lei. Já o nepotismo cruzado ocorre quando um agente público (prefeito, vereador, secretário municipal) contrata parentes de outro agente público esperando que esse "favor" seja retribuído.

Um exemplo disso seria o prefeito indicar parente de um vereador para ocupar cargo na prefeitura e vice-versa. Isso, além de tudo, desvaloriza o mérito das pessoas que dedicam o seu tempo para estudar e realizar as provas em concursos para um cargo de servidor público. Essa prática imoral é de difícil comprovação.

Todo cargo comissionado tem que ser exclusivamente de direção, chefia ou assessoramento. Autoridades podem nomear alguém de sua confiança para auxiliá-los em sua gestão. Entretanto, espera-se que cargos comissionados sejam exercidos por pessoas que possuam qualificação técnica para o cargo, assim como a população que precisa fazer concursos para assumir um cargo de servidor público.

"Os cargos comissionados são importantes para a gestão pública, mas precisam ser qualificados tecnicamente. O contexto político requer mudança de atitude na forma de governar, o gestor público não pode seguir a receita da velha política. No caso de Chapecó, 730 milhões de reais precisam ser geridos por pessoas qualificadas e não apadrinhadas", ressalta o vereador Cleiton Fossá.

É necessário frisar que o pagamento da remuneração do cargo comissionado é feito com recursos públicos e, a utilização desses recursos deve ocorrer exclusivamente em benefício da administração pública, ou seja, em benefício da coletividade, jamais para qualquer outro tipo de interesse.

O outro ponto que passa desapercebido da população é a nomeação de vereadores como secretários municipais. O poder legislativo tem como uma de suas principais funções a criação de leis. E também o dever de fiscalizar o cumprimento das regras, o cumprimento da função do poder executivo para com a sociedade e a garantia dos direitos da população.

"A população deposita o voto em um candidato que se elege vereador e espera que este cumpra o que o poder legislativo exige. Desconsiderar o voto de confiança do eleitor é desrespeito ao cidadão. Se o vereador aceita deixar o cargo para ser secretário é uma demonstração que ele não está comprometido com a população que o elegeu. A sociedade está mais participativa, atuante, exigindo mudanças na forma de atuação política dos eleitos", frisa Cleiton Fossá.

 

Alessandra Favretto, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Veja também

Fossá enaltece investimento do governo federal11/12/13 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá contestou o prefeito José Caramori. Durante o período eleitoral, em 2012, Caramori prometeu construir cinco novas Unidades Básicas de Saúde, que seriam em parceria com o Estado ou Ministério da Saúde. Em setembro deste ano, o deputado federal Pedro Uczai anunciou que Chapecó foi contemplada pelo Governo Federal com a construção de quatro novas unidades de saúde, investimento do......
Fossá reassume na Câmara de Chapecó04/05/15 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá reassumiu nesta segunda-feira (4) sua cadeira na Câmara de Chapecó, após dois meses de licença não remunerada, quando o suplente Honorino Bosco esteve como vereador. Fossá aproveitou o período licenciado para realizar......

Voltar para NOTÍCIAS