Chapecó – O vereador Cleiton Fossá apresentou o Projeto de Lei 062/18, que visa garantir maior segurança aos usuários de instituições bancárias públicas ou privadas e de cooperativas de crédito localizadas em Chapecó. A proposta determina a contratação de vigilância armada enquanto os locais estão em funcionamento, inclusive nos finais de semana e feriados, e ainda quando oferecer qualquer tipo de serviço, como os caixas eletrônicos, por exemplo.
Conforme a proposta de Cleiton Fossá, os vigilantes deverão permanecer no interior da instituição bancária ou da cooperativa de crédito em local em que possam se proteger durante a jornada de trabalho. Devem dispor de botão de pânico e terminal telefônico, a fim de acionar a polícia rapidamente, e de dispositivo que acione sirene de alto volume no lado externo da agência, para chamar a atenção da população e afastar delinquentes de forma preventiva.
Ainda, pelo Projeto de Lei, as instituições bancárias e as cooperativas de crédito deverão instalar nas suas dependências câmeras de circuito interno para gravação de imagens. A colocação precisa ocorrer em todos os acessos destinados ao público; nas entradas e saídas; e lugares estratégicos, nos quais se possa ver o seu funcionamento e a movimentação de pessoas. Se aprovado, fica estabelecido o prazo de 90 dias para a adequação às novas disposições.
Cleiton Fossá explica que a medida visa conferir especial segurança à população chapecoense que utiliza o serviço bancário no horário noturno, especialmente os caixas eletrônicos. “É necessário o estabelecimento de política de normas e rotinas de segurança nos estabelecimento bancários. A proposta não traz ônus ao município mas, sim, às agências e cooperativas, que lucram com os seus clientes, que serão os mais beneficiados por este projeto”, comenta.
Bruno Pace Dori, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá