Postado em 09 de Abril de 2019 às 17h30

Saiba como solicitar a manutenção da iluminação pública em Chapecó


         Venho recebendo em meu gabinete e também por meio do Gabinete Virtualinúmeras reclamações sobre a manutenção da iluminação pública em Chapecó.

        Evandro Rodrigo que mora no bairro Efapi, me procurou dizendo que o poste em frente a sua casa tem uma lâmpada que fica acendendo e apagando, sendo que o problema já está indo para quarenta e cinco dias sem que haja uma resolução.

        Ainda, segundo o morador, ele fez o pedido na SubPrefeitura do bairro e até o momento não obteve nenhuma resposta do setor executivo.

        Jean Marcos Dall´agnol, morador do bairro Santa Maria também nos procurou e relatou que na rua Santo Antônio as lâmpadas estão queimadas há bastante tempo, trazendo aumentando a sensação de insegurança para os moradores que vivem certo temor de assaltos.

        Em ambos os casos, fizemos à Indicação e relatamos na Ouvidoria da Prefeitura, e estamos levando os casos para o conhecimento do poder público municipal, para que a situação seja resolvida o mais breve possível.


Um pouco sobre a iluminação elétrica

        A energia elétrica está entre as mais importantes invenções da humanidade. Seu uso tornou-se indispensável para a sociedade dos dias atuais.

        De modo geral, todos os setores, desde a indústria, até o comércio e a prestação de serviços, dependem da energia elétrica.

        Se ela não existisse, todas as máquinas que interligam um setor produtivo também não existiriam e a sociedade voltaria a viver como vivia na era medieval.

        A lâmpada é uma invenção datada de cerca de 140 anos atrás, pelo empresário norte americano Thomas Edison.

        Desde então, a energia elétrica e a iluminação com lâmpadas difundiu-se rapidamente pelos quatro cantos do planeta substituindo as velas, lamparinas e tochas, usadas até então.



A iluminação pública em Chapecó

        Desde sua descoberta a lâmpada foi avançando rapidamente, e como mencionei anteriormente, nos dias atuais é indispensável para toda a sociedade.

        Nesse sentido, a iluminação das vias públicas proporciona maior segurança para todas as pessoas, possibilitando, inclusive, que exista vida noturna na cidade.

        Por essa razão, a iluminação pública tornou-se essencial, possibilitando a todas as pessoas mais facilidade e tranquilidade ao saírem de suas casas.

        Entretanto, para que isso aconteça, há a necessidade de uma constante atenção do poder público municipal, cuja obrigação é realizar a manutenção em caso de quebra de lâmpadas ou de defeito das mesmas.

        E é nesse sentido que a população de Chapecó vem se sentindo desamparada, com várias ruas apresentando o mesmo problema, e os munícipes sentindo-se inseguros ao sair de casa no período noturno.


Entendendo o papel do Vereador

       Desse modo, entendo toda a demanda existente para a manutenção da iluminação pública. Na atribuição de minhas funções, procuro sempre fiscalizar, receber os problemas e encaminhá-los ao poder executivo, para que o mesmo providencie o mais rápido possível a manutenção da iluminação pública.

        Todavia, apesar de receber inúmeras reclamações e desempenhar minha função no encaminhamento do problema para o setor responsável, a Prefeitura não vem cumprindo com a devida rapidez que a população gostaria, gerando ampla insatisfação na população chapecoense.

       Ao meu ver, é fundamental para uma cidade que se desenvolve a passos largos como Chapecó, possuir uma rápida e eficiente manutenção da iluminação pública, para a segurança de todos os moradores e de todo o setor produtivo local.


Lutando por uma Chapecó mais iluminada

        Assim sendo, entendendo essa ampla demanda que o município de Chapecó possui, e gostaria de dizer a todos, que estou lutando arduamente para que os problemas de iluminação pública sejam resolvidos, de forma rápida e eficiente.

        Gostaria de esclarecer para todos os munícipes que os pedidos de manutenção referentes à iluminação pública podem ser feitas diretamente na Secretaria de Infra-estrutura Urbana, localizada na Rua 7 de setembro, 2063-D no bairro Presidente Médici, sendo o telefone da secretaria (49) 3319-3600.

        Aproveito a oportunidade para convidar a todos os cidadãos e cidadãs de Chapecó para participar das sessões da Câmara de Vereadores, ou acompanhar pelo site da Câmara.

       Posto isso, se você ainda tem dúvidas sobre como solicitar a manutenção da iluminação, não exite em me procurar, pessoalmente, ou até mesmo, por meio do meu Gabinete Virtual, dessa forma, darei o devido encaminhamento e buscarei por respostas junto aos órgãos competentes.

        Minha luta por uma cidade mais digna para o trabalhador chapecoense depende da contribuição de cada morador, para que juntos possamos construir uma Chapecó mais humana e justa para com todos.


Vereador Cleiton Fossá

Veja também

Vereador fala sobre ausência da prefeitura em reuniões03/08/15 Chapecó - 'Aproveitei o recesso de julho para realizar visitas às comunidades e promover reuniões em bairros de Chapecó, buscando melhorar as condições de algumas localidades. Infelizmente, a administração municipal deixou de comparecer no bairro Bom Pastor, onde havia um público de mais de 100 pessoas, e bairro Eldorado, com mais de 50 pessoas. As reuniões foram aprovadas pelo plenário da Câmara, por......
Dia do Consumidor: conheça os seus direitos15/03/18 Chapecó – O Dia dos Direitos do Consumidor é uma data mundial comemorada, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. Inspirada em um discurso do presidente dos EUA, John Kennedy, em 1962, diz que consumidor tem direito à......

Voltar para NOTÍCIAS