Postado em 11 de Junho de 2018 às 17h16

Valorização e qualidade: é preciso melhorar as estradas do interior

Cleiton Fossá | Vereador Chapecó – A agricultura familiar produz 80% de toda a comida do mundo, este é um dado da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO)....

Chapecó – A agricultura familiar produz 80% de toda a comida do mundo, este é um dado da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Além disto, a agricultura representa um dos principais pilares da economia brasileira. Em Chapecó, todo o processo agrícola, assim como a industrialização e o comércio, representa 40% da economia do município, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Na região Oeste, a produção de origem animal é destaque. Conforme a pequisa de 2016 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), somente Chapecó possui cerca de 47.967 cabeças de suínos, 38.652 cabeças de bovinos e 1.980.173 cabeças de galináceos. Logo, o município é um dos maiores produtores de peru do Brasil. Outras atividades são importantes para a renda dos agricultores, como a produção de frutas, ênfase na produção de laranja e a folha verde para erva mate, grãos, destaque para o milho, leguminosas, destaque para a soja, tubérculos, destaque para a mandioca, e também o leite.

A produção é importante para economia do estado, bem como para o agricultor. Assim sendo, o vereador Cleiton Fossá aborda a importância da manutenção das estradas do interior para melhor qualidade de vida dos moradores, bem como empreendedores. O município de Chapecó tem cerca de 1.420 quilômetros de estradas do interior, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Valdir Crestani. O mandato já entrevistou moradores, que apontaram as dificuldades para ter acesso aos direitos básicos e também relataram as más condições das estradas, além disto, outras demandas foram atendidas por meio do Gabinete Virtual.

“Precisamos frisar a importância dos agricultores, que colocam comida na mesa e são essenciais para a economia, não apenas da nossa região, mas para o Brasil todo. É necessário garantir acesso aos direitos básicos e contribuir com o trabalho dos mesmos, precisamos incentivar por meio de programas e também, o município precisa fazer a manutenção da malha viária, e temos um bom exemplo para tal, que é o trabalho realizado por um município no extremo oeste do nosso Estado, que é o município de Tunápolis”, ressalta Fossá.

Além do comprometimento do município para com os agricultores, o estado também precisa fazer a sua parte. Para tal, neste mês foi aprovado o projeto de lei estadual, PL 534/2017, de apoio à agricultura urbana. O objetivo é estimular a produção de alimentos e, por conseguinte garantir, a partir de um planejamento, qualidade e geração de renda para as famílias. Deste modo, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca ficará responsável por criar convênios, ações comunitárias e ceder imóveis públicos para estimular a agricultura. O mandato ficará atento as novas informações sobre o projeto.

 

Alessandra Favretto, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Foto: Bia Piva/Diário do Iguaçu

Veja também

Vereador Fossá encaminha pedidos da comunidade30/06/16 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá realizou durante esta semana visita aos bairros da região Sul de Chapecó, conversou com os moradores e recebeu diversos pedidos de melhorias. O parlamentar está em contato constante com a comunidade e encaminhará os pleitos ao poder executivo e aos órgãos responsáveis. As principais solicitações são referentes à conservação de vias públicas, falta de iluminação pública,......
Cleiton Fossá pede melhorias nas estradas do interior27/06/16 Chapecó - O vereador Cleiton Fossá apresentou pedido à administração municipal para que providencie melhorias em diversas estradas em comunidades do interior de Chapecó. Na região do distrito de Marechal Bormann, Fossá aponta que as ligações com as linhas Bom......

Voltar para NOTÍCIAS