Postado em 25 de Março de 2019 às 12h23

7 hábitos de vida saudáveis


        Sabemos que o dia a dia pode ser corrido para muita gente, não é? Entretanto, criar hábitos de vida saudáveis é o melhor caminho para ter uma rotina de qualidade nos âmbitos pessoal e profissional.

        O tempo é curto e o dinheiro pode ser pouco, mas saiba que há sim maneiras de você começar a ter um dia a dia mais saudável, agora e onde você está e exatamente com o que você tem.

       Pensando nisso, preparamos este artigo com 7 hábitos que vão mudar a sua vida para melhor. Vamos conferir o conteúdo?


1. Praticar exercícios físicos


        Em uma entrevista realizada pelo Dr. Drauzio Varella, o mestre e doutor em fisiologia do exercício, Turíbio Leite de Barros Neto, falou sobre a liberação de endorfinas no cérebro quando praticamos exercícios físicos - uma dessas endorfinas, chamada de serotonina, consegue melhorar nosso humor e até nosso sono.

        Além desses benefícios, a prática regular de exercícios físicos é aliada da nossa saúde física e mental. Por isso, quem realmente deseja construir hábitos de vida saudáveis precisa levantar da cadeira e se mexer!


2. Ter uma boa alimentação

        Hábitos de vida saudáveis exigem um organismo saudável, concorda?

        O que ingerimos pode criar infecções ou combatê-las, desenvolver doenças ou erradicá-las, aumentar o índice de obesidade ou diminuí-lo. Por isso a importância de uma alimentação balanceada e saudável.

        Segundo dicas da OMS (Organização Mundial da Saúde), devemos:

  • consumir uma variedade de alimentos frescos e nutritivos;
  • moderar o consumo de sal e de açúcar;
  • evitar a ingestão de gorduras em demasia;
  • evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.


        E não se esqueça da hidratação: o recomendado é tomar, pelo menos, 2 litros de água por dia.


3. Viajar

       Calma, não queremos dizer que você deve fazer suas malas agora e ir para Miami! Seja por questões financeiras, de trabalho, da casa, dos filhos ou até dos animais de estimação, isso é inviável para muitas pessoas.

        No entanto, com um bom planejamento e economia é possível ir para cidades, Estados ou países que você sempre desejou conhecer.

        Esse hábito auxilia (e muito!) em uma vida mais saudável, pois nos permite sair da rotina, conhecer outros costumes e visualizar novas perspectivas.

4. Investir seu tempo naquilo que gosta

        É isso mesmo! Para ter uma vida saudável precisamos criar hábitos relacionados àquilo que gostamos de fazer, como:

  • passear com o cachorro no parque;
  • tomar um sorvete numa tarde ensolarada;
  • sair com os amigos para se distrair;
  • meditar ou ler;
  • fazer aulas de dança;
  • conversar com os vizinhos;
  • ouvir aquele álbum preferido.


        Parece simples, não é? E é!

        Dedicar uma parte do nosso tempo às atividades que gostamos, seja lá quais forem, aumenta nossa satisfação pessoal e aprimora nosso bom humor, o que gera efeitos positivos em nosso organismo.


5. Adquirir conhecimentos

        Assim como o corpo, a mente precisa ser estimulada e exercitada constantemente.

        Ao adquirir conhecimentos, especialmente por meio de atividades intelectuais, aprimoramos nossa atenção e nosso entendimento sobre diversas questões. Como bônus, aliviamos o estresse e estimulamos a criatividade.


6. Dormir bem

        O corpo possui necessidades que devem ser respeitadas, e dormir é uma delas!

        Noites mal dormidas causam danos ao cérebro e nos fazem acordar com aquela sensação de cansaço, enquanto boas noites de sono revigoram o organismo e nos deixam com mais disposição para o dia a dia.

        Então, antes de dormir prepare o ambiente, prefira ingerir alimentos leves e evite o uso de aparelhos eletrônicos.


7. Investir mais tempo em você

        Investir mais tempo em você é um dos principais hábitos a serem desenvolvidos em busca de uma vida mais saudável. Mas isso envolve tantos pontos, não é?

        Então, vamos listar alguns deles para você entender melhor o que pode ser feito:

  • definir um projeto de vida;
  • organizar a rotina pessoal e profissional;
  • cultivar uma mentalidade positiva;
  • separar um tempo para fazer aquilo que gosta.


        E então, já sabe como ter hábitos de vida saudáveis? Eles levam um tempo para serem construídos e enraizados em nossas rotinas, então comece aos poucos e não tente fazer tudo o que viu acima de uma só vez.

        Aliás, você já conhece o projeto IPTU verde? Há inúmeras formas de elevar nossa qualidade de vida, conheça agora mesmo uma delas!



Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá

Veja também

Sobe para 66 casos confirmados de Coronavírus em Chapecó30/04/20        Nesta quinta-feira (30), em entrevista coletiva, a prefeitura municipal informou que são 66 pessoas infectadas com a Covid-19 desde o início da pandemia.         Até o momento óbitos não foram registrados e dos casos suspeitos nenhum está internado em leito de UTI.       O boletim......
Saque emergencial do FGTS para trabalhadores nascidos em março13/07/20 Nesta segunda-feira, 13, a Caixa Econômica Federal credita o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores nascidos em março. O objetivo do novo saque é auxiliar os trabalhadores durante a......

Voltar para NOTÍCIAS