Postado em 03 de Agosto às 23h02

Agosto Lilás: Um Mês de Conscientização e Compromisso com a Vida das Mulheres

Agosto é um mês emblemático na luta contra a violência doméstica e familiar. Criado como forma de homenagear a Lei Maria da Penha, o Agosto Lilás é mais do que uma campanha: é um chamado à responsabilidade coletiva por uma sociedade onde mulheres possam viver com dignidade, respeito e segurança.

A cada ano, milhares de brasileiras enfrentam situações de violência dentro de seus próprios lares, um ambiente que deveria ser sinônimo de proteção. Os números revelam uma realidade alarmante, mas também indicam a urgência de políticas públicas efetivas, da atuação das instituições e da conscientização da população.

É necessário reconhecer que o enfrentamento à violência contra a mulher exige muito mais do que campanhas simbólicas . É preciso garantir estruturas de apoio, como delegacias especializadas, casas de acolhimento e redes de atendimento psicossocial, como temos hoje a DPCAMI, que atua no acolhimento, investigação e encaminhamento de casos relacionados à violência contra as mulheres, também e idosos.

A importância do Agosto Lilás está em lembrar que a violência contra a mulher não é um problema privado, mas também uma questão de saúde pública, de direitos humanos e de justiça. É de responsabilidade coletiva, da sociedade e de cada um de nós, romper o silêncio e agir. Neste mês, reafirmamos nosso compromisso com a vida, a integridade e a liberdade das mulheres. E seguimos lutando por uma Chapecó, por uma Santa Catarina e também um Brasil, onde todas possam viver sem medo.

Veja também

Após denúncia de Fossá, edital de iluminação pública é anulado em Chapecó31/05/17 Chapecó – A prefeitura de Chapecó anulou, na tarde de terça-feira, dia 30, o edital de licitação para a troca das lâmpadas de iluminação pública em Chapecó, embora não tenha apresentado justificativa para a decisão. No dia 13 de maio de 2016, o vereador Cleiton Fossá foi à tribuna da Câmara......
"88 anos já é metade da vida", Osvaldo Maffissoni.29/08/19         Nos dias frios de agosto não poupou fogão a lenha. Foi assim, com a cozinha quentinha, que Osvaldo Maffissoni contou sua história. E quanta história! Nascido quatro de maio de 1931, no município......

Voltar para NOTÍCIAS