Chapecó – O morador Elodir Chagas, do bairro Vila Rica, entrou em contato com o vereador Cleiton Fossá, por meio do Gabinete Virtual, para denunciar um caso que envolve a saúde pública e preservação do meio ambiente. De acordo com Elodir, o tanque de armazenamento de esgoto não supria a necessidade da comunidade. Por consequência, transbordava e caia diretamente no riacho que desemboca no Lajeado São José.
Os resíduos além de contaminar o meio ambiente, também atraiam ratos e mosquitos. Logo, a situação causava riscos à saúde da população do bairro. Na sexta-feira, dia 13, o vereador Cleiton Fossá se reuniu com os diretores da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), para discutir as demandas do mandato, buscar soluções para os problemas dos dejetos descartados de forma incorreta e prejudicial, bem como o tratamento de esgotos a céu aberto. Por conta disto, Fossá ressaltou a necessidade dos moradores do bairro Vila Rica e também do Quedas do Palmital.
Na manhã desta quinta-feira, dia 19, a Casan solucionou os problemas de esgoto no bairro Vila Rica. “O esgoto estava extravasando, não estava entrando na fossa devido o entupimento da tubulação de entrada dele, então a gente fez esse desentupimento, fizemos uma limpeza das pedras que existem do leito filtrante da fossa, desobstruímos todas as entradas e saídas que por ventura poderiam atrapalhar o processo de tratamento. Retiramos o excesso de lodo da fossa e do sumidouro e a princípio agora está tudo certo”, ressalta o engenheiro sanitarista e responsável da Casan de Chapecó, Daniel Scharf.
Os moradores entraram em contato novamente com o mandato. “Creio que o pessoal do Vila Rica vai ficar contente agora porque tomaram uma atitude e vieram nos ajudar. Há mais de dez anos nós tentamos encontrar uma solução, quero agradecer ao Cleiton, à Casan e a Prefeitura”, ressaltou o morador Elodir. Para garantir a resolução da demanda dos moradores, Scharf ainda afirma: “a gente vai manter uma manutenção periódica do tratamento, a verificação vai ser semanal, pra que não ocorra novamente este entupimento no canal de entrada a fim de evitar outros problemas na estação”.
O mandato percebe que ainda o município precisa avançar em todas as situações que envolvem saúde pública e iniciativas de conscientização para preservar o meio ambiente, bem como os rios e nascentes, que são contaminados por dejetos despejados de forma incorreta. Neste sentido o mandato recebe inúmeras denúncias. “Vamos continuar fiscalizando. É essencial desenvolver medidas para assegurar a saúde e a preservação do meio ambiente”, conclui Fossá.
Alessandra Favretto, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá
Foto: Casan