Postado em 15 de Setembro de 2020 às 14h03

Chapecó possui sexto PIB de Santa Catarina e conta com mais de 11 mil MEIs registradas no município

       Com base em estimativas do IBGE, Chapecó possui 220.367 habitantes e 149 mil eleitores, o que coloca o município em quinto lugar como mais populoso de Santa Catarina e também como quinto maior colégio eleitoral do estado. O Produto Interno Bruto (PIB) referente à 2017 é de R$ 8,9 bilhões, o sexto em classificação catarinense. 

       Esses dados foram disponibilizados pelo Sebrae/SC em um relatório de 124 páginas que aponta um panorama socioeconômico intitulado "Município em Números 2020" e faz parte do Programa Cidade Empreeendora.

       Os dados também foram coletados em fontes oficiais de órgãos do Governo Estadual e da União e apontam aspectos gerais, demográficos, econômicos, sociais, de infraestrutura, finanças públicas, análise do setor primário e segmentos econômicos estratégicos de Chapecó.

      A geração de empregos, que também foi pauta do mandato de Cleiton Fossá, foi uma das categorias da pesquisa. As empresas são as responsáveis pela geração de postos de trabalho no município e tem aumentado exponencialmente.

      Dados de setembro de 2020 apontam que Chapecó registra mais de 11 mil microempreendedores individuais (MEIs). O número representa um aumento considerável comparado a janeiro desse ano, que contava com 10.323 registros de MEIs. 

      Quase 80 mil empregos formais foram gerados por 15.369 empresas, conforme dados de 2018 do Ministério da Economia. O órgão informa ainda que a predominância é de empresas de micro e pequeno porte.

       O setor que mais emprega no município é o de Prestação de Serviços (41,8%), seguido da Indústria (33,5%) e o Comércio (23,7%) contabilizados a partir dos empregos com carteira assinada.

     Durante a atuação no legislativo, Cleiton Fossá promoveu ações para fortalecer o desenvolvimento socioeconômico de Chapecó visando aprimorar vários setores para contemplar a geração de empregos, diminuir a burocracia e ouvir a população.

     Um dos projetos foi o IPTU Verde que garante benefícios tributários aos contribuintes, proprietários de imóveis residenciais e não-residenciais de Chapecó com o objetivo de preservar, proteger e recuperar o meio ambiente. 

     A moradia também é fundamental para o desenvolvimento econômico do município. Pensando na demanda da comunidade, Fossá viabilizou assistência técnica habitacional gratuita.

     A proposta do vereador contempla assistência regulamentada pela lei federal já existente para garantir acesso público e gratuito a engenheiros e técnicos especializados para quem não tem condição de pagar, o que garante apoio e segurança para a construção da residência. 

      Cleiton Fossá defende ainda o desenvolvimento de uma nova matriz econômica para o município de Chapecó, fundamentada na tecnologia e inovação com o objetivo de gerar novas vagas de trabalho e aperfeiçoar todos os setores com o aporte tecnológico. 

      "Contamos com o sexto PIB do Estado e passamos de 11 mil microempreendedores individuais no município. Chapecó tem potencial para gerar muito mais empregos e acredito na matriz econômica da tecnologia e inovação para alcançar essa meta", ressalta Cleiton. 

      Fossá pontuou ainda que o mandato apresentou projetos e viabilizou melhorias para os setores de Prestação de Serviços, Indústria e Comércio. "O desenvolvimento econômico de Chapecó alcança os chapecoenses e vai além, reflete em todo o Oeste, contribui para o crescimento do Estado e fortalece todos segmentos econômicos estratégicos de Chapecó", enfatiza Cleiton Fossá.

Participe, apresente sua demanda ao vereador e fique por dentro da atuação do mandato por meio das nossas redes sociais: Facebook - Instagram e nosso WhatssApp.

Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá

Veja também

Samicler Gonçalves: O homem que se recusou a morrer16/04/18 Chapecó – O menino de camiseta branca e calça azul estava sentado em frente a sala. Movimentou os pés e mexeu rapidamente as mãos. Olhou de um lado para o outro. Repetiu duas vezes os movimentos com a cabeça. Pegou o tablet e fixou os olhos no horário. “Nove e oito”, expressou baixinho. Uma, duas, três e uma sequência incontável de......
Plano de Mobilidade Urbana não sai do papel15/05/18 Chapecó – O crescimento do município de Chapecó traz progresso e desenvolvimento, com a geração de emprego e construção de muitos prédios. A cidade já ultrapassou a marca de 200 mil......
Comissionados custam um “Elevado da Sadia” por ano10/08/18 Chapecó – A prefeitura de Chapecó assinou no dia 8 de agosto financiamento de R$ 15 milhões, junto à Caixa Econômica Federal, para a construção do “Elevado da Sadia”, no entroncamento das......

Voltar para NOTÍCIAS