Chapecó – Os vereadores Cleiton Fossá, Diego Alves e Carlinhos Nogueira, membros da Comissão Especial que acompanha o edital de licitação do serviço público de transporte coletivo de Chapecó, se reuniram na manhã desta sexta-feira, dia 13, com o procurador-geral do município, Ricardo Cavalli. Este foi o primeiro encontro da Comissão após o lançamento do novo edital, realizado há alguns dias. Para Cleiton Fossá, com o cumprimento dos aspectos formais de elaboração do edital, é preciso agora que o trâmite chegue ao final, para que o transporte coletivo saia da precariedade.
No próximo dia 23 de julho, a partir das 8h, será realizada uma Audiência Pública de apresentação do novo edital. A ação acontece no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, na Sala Agostinho Duarte. O vereador está estudando o novo edital e participará da Audiência Pública. “É preciso aumentar a qualidade da prestação do serviço, equilibrando com o preço”, defende. Cleiton Fossá quer discutir, principalmente, a concessão de subsídio, para baratear o valor da tarifa, e exige a melhoria dos abrigos de passageiros, e mais linhas e horários, especialmente no período noturno.
Quanto à mobilidade urbana de Chapecó, que está diretamente conectada com o transporte coletivo, Cleiton Fossá pede que o Plano aprovado em 2016 seja implementado o mais breve possível. Para o vereador, a melhoria na mobilidade urbana, aliada aos valores da tarifa e a qualidade dos ônibus, estimulará a população a utilizar o transporte coletivo com mais frequência. Além disso, Fossá defende que formas alternativas de mobilidade, como ciclovias, sejam contempladas o quanto antes. “Temos que olhar e planejar Chapecó para o futuro, já que o município é o polo da região Oeste”, diz.
Bruno Pace Dori, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá