Postado em 09 de Junho de 2020 às 17h19

Dia Mundial da Imunização

Cleiton Fossá Ainda no mês de março, a Organização Mundial da Saúde decretou pandemia do novo coronavírus. De lá pra cá, tem-se discutido muito sobre a cura para a doença da Covid-19....

Ainda no mês de março, a Organização Mundial da Saúde decretou pandemia do novo coronavírus. De lá pra cá, tem-se discutido muito sobre a cura para a doença da Covid-19. Centros de pesquisa do mundo todo, buscam vacina contra o vírus que já infectou quase 7 milhões de pessoas.

A doença, põe em evidência a importância de investimentos na área sanitária, da saúde, de pesquisa científica e hoje, mais do que nunca, da importância da vacinação. Nesta terça-feira, 9, em que se comemora o Dia Mundial da Imunização, a data soa como um alerta e reflexão.

De acordo com as informações do Ministério da Saúde, das vacinas disponíveis hoje no SUS, 96% são produzidas no Brasil ou estão em processo de transferência de tecnologia. O Brasil é um dos poucos países do mundo, a oferecer vacinação gratuita, mas, apesar disso e em meio a pandemia, existe baixa procura por vacinas nas Unidades de Saúde.

Segundo a Unicef, 117 milhões de crianças ficarão sem vacina de sarampo por causa do cenário de pandemia e de questões de estrutura.

Médicos e especialistas apontam que, para além da proteção individual, a vacina atua como protetora da sociedade no todo, no combate e controle de surto de doenças e na prevenção do seu agravamento.

Em 2019, doenças que já haviam sido erradicadas ou controladas, como o sarampo, por exemplo, retornaram ao nível elevado de casos. Foram 526 municípios com casos confirmados de Sarampo em todo o país.

Conforme dados da Tabela de Distribuição dos casos confirmados de sarampo, coeficiente de incidência e semanas transcorridas do último caso confirmado, segundo Unidade da Federação de residência, Brasil, 2019, Santa Catarina está entre os cinco estados com mais casos de Sarampo.

Atualmente, um adulto com a sua situação de vacina regularizada, precisa tomar a cada 10 anos, exemplo: (dT – dupla adulta, contra difteria e tétano), exceto a vacina contra o vírus Influenza (gripe), que é atualizada anualmente para pacientes que integram os grupos prioritários.

Existe um ditado popular que se aplica a este dia: “melhor prevenir do que remediar". A vacinação é uma medida massiva de proteção à população. “Por isso, não podemos deixar de buscar as vacinas disponíveis nas salas de vacinação, nas Unidades Básicas de Saúde .”

 

 

Fique por dentro da atuação do Vereador Cleiton Fossá pelo WhatsApp, ou através das redes sociais: Facebook e Instagram.


Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá

 

 



  • Cleiton Fossá -

Veja também

Por que votar em Cleiton Fossá?01/10/18 Chapecó – Falta menos de uma semana para as eleições. O tempo para os eleitores escolherem os seus representantes é curto. Logo, é necessário aproveitar este tempo e analisar o histórico e o trabalho dos candidatos para que o voto seja consciente. Sendo assim, o mandato colocou os principais motivos para votar em Cleiton Fossá. Conheça a......
Votação de projeto de transparência na saúde é adiada26/02/18 Chapecó – O Projeto de Lei 072/17, que trata da divulgação das listas de pacientes que aguardam por consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias na rede pública municipal de Chapecó, teve novo pedido......
Cleiton Fossá defende mudanças no Transporte Coletivo23/07/18 Chapecó – Foi realizada na manhã desta segunda-feira, dia 23, no Centro de Cultura e Eventos, a Audiência Pública de apresentação do novo edital do Transporte Público Coletivo de Chapecó. O vereador......

Voltar para NOTÍCIAS