Todos estados e o DF já aderiram ao sistema que possibilita a versão digital do documento do veículo. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o sistema está disponível para todo o país, a partir desta quarta-feira, 1.
Para acessar o documento, basta abrir o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), e no local também será possível acessar à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A versão online pode ser acessada com ou sem internet, uma vez que, o aplicativo gera arquivo PDF com assinatura digital, possibilitando segurança e garantia de autenticidade ao documento.
Caso o motorista sentir necessidade de obter um documento físico, basta imprimir em qualquer impressora, pois a autenticidade da impressão seria garantida pelo QR Code presente do CRLV.
Contudo, segundo a normativa, se o motorista sair do Brasil com o carro, será preciso portar o documento impresso.
De acordo com o último balanço anunciado, no Brasil há 4,083 certificados digitais de veículo que começaram a ser emitidos no fim de 2018. A versão apresenta informações do documento impresso e dados atualizados sobre a pendência recall.
A emissão é inteiramente online e não é necessário comparecer ao Departamento de Trânsito (Detran) para obter o documento.
No Brasil essa medida, segundo a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é obrigatória, e todos os estados precisam aderir até o dia 31 de julho de 2020.
O documento está disponível no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Carteira Digital de Trânsito
Disponível para sistema Android e IOS.
>>> Fique por dentro da atuação de Cleiton Fossá pelo WhatsApp, ou através das redes sociais: Facebook e Instagram.
Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá