Postado em 11 de Julho de 2018 às 15h21

E você, o que está fazendo para melhorar a política?

Cleiton Fossá Chapecó – O vereador Cleiton Fossá abordou nas redes sociais, na noite desta quarta-feira (11), a necessidade de todos nós, cidadãos, refletirmos em relação ao cenário...

Chapecó – O vereador Cleiton Fossá abordou nas redes sociais, na noite desta quarta-feira (11), a necessidade de todos nós, cidadãos, refletirmos em relação ao cenário político e ações realizadas no município, no nosso estado e em nível nacional. Fez questionamentos simples, mas essenciais para o início da interação. Responda você:

"Você está indignado com a política?"

"Você está insatisfeito com o momento político do município, estado ou país? O que você tem a dizer"?

As questões estão relacionadas aos princípios de cidadania. Logo, temos deveres, bem como direitos. O voto, assegurado para homens e mulheres independente da cultura, é uma conquista relativamente recente. Por conta disto, é necessário pesar a importância e analisar o histórico e as ações dos próximos candidatos. Além de que, uma pesquisa realizada pelo Datafolha em 150 municípios brasileiros, revela que 17 milhões de eleitores venderam o seu voto. Infelizmente esta é uma prática enraizada na cultura brasileira, e remete o passado, quando existia literalmente os "votos de cabresto".

A reflexão volta a ser a essência: até que ponto vale a pena ir contra os nossos deveres, deixar de lado nossos valores e vender de mão beijada os nossos direitos? Outro ponto que salienta a importância do envolvimento político e do desenvolvimento crítico da população são os "Projetos de lei de iniciativa popular". Logo, é necessário coletar um número mínimo de assinaturas para que o projeto seja apresentado e votado na Câmara de Municipal de Vereadores. No caso de Chapecó, 5% dos eleitores precisam assinar o projeto de lei.

Pensando nisto, em abril, Cleiton Fossá lançou a Campanha "Basta! Temos que mudar". O projeto de lei foi criado no período em que o vereador estava licenciado, a fim de mostrar que é possível o cidadão mudar a política, sem necessariamente estar em um cargo público. Neste caso, há três medidas:

1) Proibir a nomeação de parentes de vereadores na prefeitura: O nepotismo é proibido por lei, e acontece quando há nomeação de parentes de prefeitos e vereadores no mesmo poder. Entretanto, o “nepotismo cruzado” também é ilegal mas de difícil comprovação. Logo, é possível fazer a troca de favores, ou seja, o prefeito nomeia parentes dos vereadores no poder executivo e vereadores nomeiam parentes do prefeito no poder legislativo.

2) Proibir pessoas não qualificadas de exercerem cargos comissionados: todo cargo comissionado precisa ser de direção, chefia ou assessoramento. Portanto, as autoridades têm direito de nomear profissionais de confiança, o justo e correto seria que tivessem qualificação para o cargo, assim como a população que necessita fazer concursos públicos para provar o seu conhecimento na área.

3) Proibir vereador de assumir cargo na Prefeitura: Esta se tornou uma prática "viciosa". Vereadores são eleitos para fiscalizar e criar leis. Porém, desrespeitam a confiança que a população depositou neles quando foram pedir voto. Assim sendo, passam a trabalhar para o prefeito em vez de trabalhar para os bairros e comunidades que os elegeu.

Se você concorda com o projeto de lei, entre em contato com o mandato por meio do Gabinete Virtual, através da página no Facebook, pelo WhatsApp (49) 98505-1015 ou no telefone (49) 3361-1421. Nos ajude na coleta de assinaturas na sua rua, no seu bairro, no seu trabalho e ajude a fazer uma Chapecó melhor. “Eu defendo que nós precisamos moralizar a política. Não é porque não é proibido por lei que não devemos combater a imoralidade. Eu entendo que as ações são imorais e discordo desta prática”, conclui o vereador Cleiton Fossá.

 

Alessandra Favretto, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Veja também

Vereador fala sobre ausência da prefeitura em reuniões03/08/15 Chapecó - 'Aproveitei o recesso de julho para realizar visitas às comunidades e promover reuniões em bairros de Chapecó, buscando melhorar as condições de algumas localidades. Infelizmente, a administração municipal deixou de comparecer no bairro Bom Pastor, onde havia um público de mais de 100 pessoas, e bairro Eldorado, com mais de 50 pessoas. As reuniões foram aprovadas pelo plenário da Câmara, por......

Voltar para NOTÍCIAS