Postado em 07 de Maio de 2018 às 18h17

Educação: Chapecó está fazendo o tema de casa?

Chapecó – A cidade de Chapecó conta com 84 escolas de ensino fundamental e 30 de ensino médio. De acordo com os dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), 9.749 estudantes foram matriculados no ensino fundamental nas escolas municipais, e 12.164 em redes de ensino estadual.

Já no ensino médio 6.162 pessoas fizeram a matrícula em escolas públicas estaduais, mas não consta se foram matriculadas ou não estudantes para o ensino médio nas escolas municipais. Ainda o censo apresenta que 66.618 pessoas acima de 10 anos não foram instruídas ou não terminaram o ensino fundamental, também expõe que 32.423 que concluíram o ensino fundamental deixaram de frequentar o médio.

A organização sem fins lucrativo, Todos Pela Educação, apresentou dados do contexto educacional do Brasil. No país, cerca de 2,5 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD).

A educação é reconhecida como um direito social. Logo, o Estado precisa garantir a educação formal, assim como determina o artigo 6º da Constituição Federal. O ensino compreende o estudo de diversas áreas do conhecimento e, que por conseguinte proporciona o compartilhamento das informações por meio de diálogos e debates construtivos.

O ensino infantil, fundamental e médio deve contribuir para a qualificação no mercado de trabalho e principalmente ser a base de preparo no exercício da cidadania. Inclusive, a educação formal é obrigatória e deve ser assegurada de forma gratuita até os 17 anos e também para todos que não tiveram acesso ao ensino na idade apropriada.

A partir deste contexto, o poder legislativo de Chapecó aprovou em 2015 o Plano Municipal de Educação, que tem como finalidade qualificar o ensino, dar fim as desigualdades educacionais e promover a cidadania por meio de valores morais e éticos. O acesso ao aprendizado nas escolas é essencial para que as pessoas possam planejar a sua vida, por isso se faz necessário estruturar e qualificar as metodologias de ensino, além incentivar a liberdade de expressão. Logo, a escola e os familiares dos estudantes devem trabalhar juntos para ressaltar valores, respeito, espaço e a aceitação das diversidades.

No Brasil, além de parte da população não ter acesso à educação, também é necessário analisar a segurança nas escolas. De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), somente 4,5% das escolas têm estrutura completa e ainda é necessário criar projetos que possam diminuir e por consequência dar fim à violência nas escolas. O IBGE apontou por meio do levantamento apresentado em 2015, que 7,4% dos estudantes brasileiros já se sentiram humilhados por provocações de colegas, e ainda 23,4% afirmaram ter provocado discussões ou lutas físicas.

O estado tem o dever de garantir a educação e segurança, inclusive no ambiente escolar, assim como os estudantes além de ter garantido os seus direitos precisam também respeitar o espaço e a vontade de aprender do outro e, ser orientado com atividades educativas para não exercer e incentivar a violência.

Educação Infantil

Chapecó têm 41 Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs), de acordo com a prefeitura do município. Mesmo que 12.670 crianças estejam matriculadas nos centros de educação, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ainda cerca de 1700 crianças não têm acesso as creches e as turmas de pré-escola em Chapecó, comparado a estimativa da população apresentada pelo IBGE e o número de matrículas.

A inexistência de vagas não pode ser uma justificativa para negar, a uma criança e seus familiares, o acesso à educação, ou seja, não conceder a vaga é um ato ilegal. É obrigação do município assegurar os direitos das crianças e fortalecer a qualidade do ensino.

O que você pode e deve fazer caso seja negada a vaga no CEIM para seus filhos:

*Protocolar um requerimento na Secretaria Municipal de Educação;

*Exigir o indeferimento por escrito se negada novamente;

*Protocolar um novo requerimento ao Ministério Público (MP), Conselho Tutelar e/ou na Defensoria Pública.

"Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria, e, só um povo sábio pode mudar o seu destino" Samuel Lima

 

Alessandra Favretto, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá

Veja também

Cleiton Fossá avalia primeiro mandato21/12/16 Chapecó - Encerrando seu primeiro mandato de vereador em Chapecó, Cleiton Fossá realiza uma avaliação destes quatro anos e projeta ações que pretende desenvolver em seu novo mandato, já que foi reeleito em outubro passado. Nestes quatro anos, Fossá buscou promover debates em áreas que impactam diretamente nas vidas dos cidadãos, resolvendo problemas cotidianos e desenvolvendo atividades, além também de cumprir o......
Cleiton Fossá lança Gabinete Virtual04/12/17 Chapecó – Aproximar o cidadão do Poder Legislativo através da tecnologia. Esta é a principal proposta do “Gabinete Virtual”, uma inovação do mandato do vereador Cleiton Fossá em......

Voltar para NOTÍCIAS