Postado em 06 de Maio de 2020 às 17h32

Entenda quais são os sintomas menos comuns de Covid-19

Cleiton Fossá O vírus da Covid-19 se espalhou rapidamente pelo mundo, tanto que a Organização Mundial da Saúde, decretou estado de Pandemia mundial. Em meio a este cenário caótico, muitas dúvidas...

O vírus da Covid-19 se espalhou rapidamente pelo mundo, tanto que a Organização Mundial da Saúde, decretou estado de Pandemia mundial. Em meio a este cenário caótico, muitas dúvidas surgem relacionadas à doença.

Entre elas, sobre os sintomas. Os mais comuns são: são tosse, febre e problemas respiratórios. No entanto, eles não são os únicos. Sintomas como diarreia, perda de paladar e olfato também podem aparecer.

Tendo em vista os poucos estudos científicos relacionados com o novo coronavírus, os profissionais encontram dificuldades para especificar cada sintoma e realizar o diagnóstico. Há casos diagnosticados que em muitos momentos são duvidosos.

Através de um estudo da Universidade de Mons, na Bélgica, foi constatado que 86% dos pacientes de coronavírus estáveis, apresentaram problemas de olfato e 88% tinham distúrbios do paladar. Impossibilitando que a pessoa aprecie o sabor da comida.

Normalmente estes sintomas aparecem junto com os sintomas gerais de tosse, dor muscular, perda de apetite e febre. Também com os sintomas de dor facial e nariz entupido, característico da doença.

Já outro estudo da Universidade de Padova, na Itália, demonstra que dos 200 italianos entrevistados, 65% relataram alteração no paladar ou no olfato antes ou logo após serem diagnosticados com a Covid-19.

Estes sintomas fornecem alguns indícios de como o vírus funciona. A apresentação da perda de olfato e não outros sintomas, sugere que o novo coronavírus não bloqueia as vias aéreas como um resfriado ou sinusite.

Desta forma, cientistas sugerem que o microrganismo atinge apenas a parte de via aérea nasal que tem os receptores de odor.

A pesquisa da Bélgica indica que cerca de 44% recupera o olfato em média 15 dias. O restante pode demorar meses. Já a recuperação do paladar pode acontecer antes, ao mesmo tempo ou após o funcionamento o olfato voltar ao normal.

Listamos aqui, para melhor entendimento, alguns sintomas pouco conhecidos:

Dor de cabeça
Tontura e dor no peito
Coriza
Mal-estar
Problemas intestinais
Dores musculares e calafrios
Náusea
Conjuntivite



Entender a presença destes sintomas é essencial para compreender o comportamento do vírus no organismo. Para isso, a pesquisa e a ciência se fazem pertinentes. Enquanto isso, todos nós precisamos nos manter atentos a todo e qualquer sinal para que diminua o ciclo de transmissão do vírus.

Se apresentar qualquer sintoma que não seja natural do seu organismo, procure o atendimento de saúde mais próximo. Evite ir direto ao posto de Saúde, entre em contato com o número: 3321-0027 e realize um atendimento. 

 

Para outras informações e sugestões, você pode entrar em contato através do WhatsApp, ou pelas redes sociais Facebook e Instagram.







Assessoria de Comunicação Vereador Cleiton Fossá

 

  • Cleiton Fossá -

Veja também

Liberação de igrejas e outros setores é anunciada pelo Governo de SC20/04/20        O Governo do Estado de Santa Catarina anunciou durante a coletiva de imprensa desta segunda-feira, dia 20, novas medidas de flexibilização.        Através da Portaria publicada também nesta segunda-feira (20), está liberado as atividades religiosas a partir desta terça-feira (21).         A......

Voltar para NOTÍCIAS