Chapecó – O “Gabinete Virtual” foi lançado pelo vereador Cleiton Fossá em dezembro do ano passado com o objetivo principal de, através do uso da tecnologia de informação, aproximar o cidadão do espaço de discussão, ou seja, do Poder Legislativo. O Gabinete Virtual funciona dentro da página do vereador na internet e possui três campos, onde a pessoa pode interagir diretamente com o mandato: “Denuncie aqui”, “Você vereador” e “Requerimento de informação”.
Ele explica que o “Você vereador” é um local para a apresentação de uma ideia, que pode se transformada em um projeto de lei; enquanto o “Requerimento de informação” é o espaço onde o cidadão pode baixar um modelo de pedido de informação sobre determinado tema e enviar o formulário diretamente para o local público onde deseja. Já o “Denuncie aqui” é um espaço para denúncias de irregularidades, pedidos de melhorias e de ações práticas na sua rua ou bairro.
Cleiton Fossá ressalta que o Gabinete Virtual abre um canal de comunicação com os cidadãos chapecoenses, permitindo um espaço para a realização de denúncias anônimas, apresentação de propostas e de pedidos, e acesso a modelos de documentos. “No momento em que vivemos, com os políticos totalmente desacreditados, é necessário apresentar ideias que vão ao encontro com o que a sociedade deseja, estimulando a cidadania e oportunizando a participação das pessoas”.
Participe
O vereador pede que a população participe mais da política, realizando denúncias, seja de qualquer espécie. “Criamos um espaço dentro de nossa página que permite que as pessoas denunciem, sempre de modo anônimo. Não podemos deixar os maus políticos agirem livremente, precisamos fazer a nossa parte, exercer a cidadania”, comenta. Cleiton Fossá lembra, ainda, que as denúncias e pedidos podem ser feito através do WhatsApp do mandato, no número (49) 98505-1015.
Fiscalização
Embora a fiscalização seja umas das funções dos vereadores, Cleiton Fossá defende que a população também se envolva e fiscalize a prefeitura e a Câmara de Vereadores, uma vez que corrupção e atos ilícitos não acontecem só em Brasília. “Devemos combatê-la desde em nível local, seja em uma reunião do bairro, de seu condomínio, até organizações municipais e estaduais”, ressalta. “Você está indignado com a política atual? Então venha participar!”, finaliza ele.
Bruno Pace Dori, Assessoria de Comunicação Cleiton Fossá